Reunião discute boas práticas de governança em empresas municipais

A governança corporativa e as melhores práticas de transparência, prestação de contas e responsabilidade social das empresas da Prefeitura de Salvador foram discutidas em reunião virtual, promovida pelo Conselho de Controle das Empresas Municipais (Cocem). O evento, que ocorreu esta semana e reuniu os presidentes das estatais municipais e dos conselhos de administração dessas empresas, teve como objetivo capacitar os gestores para as boas práticas corporativas, contribuindo para uma melhor gestão de riscos e transparência na missão de servir aos cidadãos da capital baiana.

A abordagem do tema Governança Corporativa foi feita por Lúcia Casasanta, coordenadora do Comitê de Auditoria da Açu Petróleo e coordenadora do Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O encontro serviu também para traçar diretrizes para a elaboração da Carta de Políticas Públicas e de Governança Corporativa das Empresas Estatais de Salvador, que é uma exigência da Lei 13.303/2016, subscrita pelos membros do Conselho de Administração e que explicita os compromissos e objetivos das empresas municipais, em atendimento ao interesse coletivo.

“Divulgar práticas de governança é fundamental para o aprimoramento da gestão e controle das empresas que são mantidas com recursos públicos e têm papel essencial para a implementação de políticas públicas na cidade”, declarou a secretária da Sefaz e presidente do Cocem, Giovanna Victer.