Reunião discute novo plano de contingência do BRT

Com a proximidade do início das operações do BRT, prevista para os próximos dias, a equipe que irá atuar, direta ou indiretamente, na operação se reuniu, na tarde desta segunda-feira (26) para a apresentação do Plano de Contingência do BRT. O encontro aconteceu no auditório do Sest/Senat, na Pituba, e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), da Integra e do WRI, instituição internacional que dará suporte à operação do modal em Salvador.

Durante o encontro foi discutido como o plano de contingência vai ajudar a garantir o pleno funcionamento da operação, minimizando possíveis impactos negativos e garantindo o cumprimento de horários dos veículos. O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou a nova cultura que está sendo criada através do BRT.

“Daqui um tempo todo esse conhecimento pode ser transferido para o sistema convencional de transporte, ampliando a qualidade do serviço oferecido ao cidadão e entregando ao usuário o serviço de qualidade que ele merece”, destacou.

A apresentação foi feita pelo coordenador de Transportes do Programa Cidades do WRI Brasil, Guillermo Petzhold, que abordou os procedimentos operacionais para garantir um bom funcionamento do sistema, possibilitando a identificação de e avaliação de riscos, estabelecendo medidas preventivas e definindo procedimentos para garantir a continuidade da operação. “Através do plano de contingência o operador vai saber exatamente o que fazer, seguindo o passo a passo para permitir que seja dada uma resposta rápida ao incidente”.

Salvador é uma das cinco cidades brasileiras apoiadas pelo WRI e pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI) para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte, e a primeira a implementar a eletrificação no transporte público. “O início da operação é fundamental para definir a imagem do sistema. Uma vez que a primeira impressão é a que fica, é muito importante passar a imagem de que um serviço de qualidade está sendo prestado para a sociedade”, finalizou Petzhold.

CCO – Com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema e facilitar as ações previstas no Plano de Contingência do BRT, o Centro de Controle Operacional (CCO) foi implantado com inspiração nos sistemas mais modernos do país. O CCO irá controlar a operação do modal em tempo real, através de câmeras de videomonitoramento e georreferenciamento.

Operadores irão manter contato constante com motoristas e operadores nas estações atuando, de forma rápida, para solucionar qualquer intercorrência e garantir a previsibilidade e segurança características do BRT. Inicialmente, doze ônibus estarão em pleno funcionamento para atender aos usuários, incluindo dois veículos elétricos. Cada ônibus realizará em média 30 viagens, o que totaliza 300 viagens diariamente.

Criado: 27 Setembro 2022