Reunião do Comitê Gestor fortalece ações dos Programas Bairro Novo e Vida Nova

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, coordenou nesta quarta-feira (19) a reunião do Comitê Gestor dos Programas Bairro Novo e Vida Nova. O encontro reuniu representantes de diversas pastas da gestão municipal e das prefeituras-bairro para alinhar estratégias e intensificar as políticas públicas intersetoriais que são a essência destes dois projetos.

O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Além da pasta anfitriã e da Saúde (SMS), participaram da reunião dirigentes da Educação (Smed), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), Ordem Pública (Semop), Inovação e Tecnologia (Semit), Defesa Civil (Codesal) e Escritório de Governança.

O programa Bairro Novo já chegou ao Vale dos Lagos e ao Mané Dendê. As regiões foram as primeiras a receber o conjunto de intervenções urbanas para a melhoria de vida, que incluíram praças, pavimentação, iluminação, limpeza, drenagem e mobilidade. Na última terça-feira (18), a prefeitura lançou também o projeto Saúde nos Bairros, que faz parte do conjunto de ações do programa Vida Nova.

Ana Paula Matos destacou a importância de realizar ações integradas a todos os setores da Prefeitura, a fim de melhorar e ampliar os serviços para os cidadãos. “Toda ação da Prefeitura que seja de porta em porta, que acesse a casa das pessoas, será articulada com o comitê local. Por exemplo, quando eu descobrir, através do Morar Melhor, que uma criança está fora da escola, a Educação já faz parte do comitê e é acionada de imediato, assim como a Sempre”, explicou ela.

“Isso fortalece, amplia e qualifica os nossos serviços, permitindo que o povo tenha acesso à política pública de forma completa, envolvendo, sobretudo, o social”, completou.

Ainda de acordo com Ana Paula, a gestão municipal trabalha com o conceito de governança, que articula, organiza e envolve todas as secretarias, mapeando a cidade e identificando áreas em que o acesso aos serviços públicos, como saúde, esporte, infraestrutura, educação, precisa ser fortalecido.

Na mesma reunião, foram instituídos os comitês executivo e local, com pontos focais das áreas de trabalho. Conforme o decreto que institui o comitê gestor, os programas Bairro Novo e Vida Nova são voltados “às famílias, por meio de abordagem integrada das diversas políticas públicas, com o objetivo de assegurar a eficácia e efetividade.