Rio Sena ganha praça versátil e nova iluminação 100% em LED

Em clima de festa, a comunidade do Rio Sena ganhou um novo espaço de convivência que vai proporcionar mais momentos de lazer para as famílias: a Praça Valdira Nascimento dos Santos. O equipamento, localizado na Rua Ortiga, foi entregue a população na noite desta quarta-feira (1º) pelo prefeito Bruno Reis, ao lado dos titulares da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.

Na ocasião também foi entregue simbolicamente a população toda a modernização da iluminação do bairro, que agora está 100% em LED. O serviço foi promovido pelo programa Iluminando Nosso Bairro (INB), executado pela Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Por meio do INB foram substituídas 772 lâmpadas amarelas pelas modernas em LED, contemplando 104 ruas do Rio Sena. O investimento, que possibilita que os cidadãos possam transitar com maior segurança à noite, foi superior a R$888,5 mil.

Na ocasião, o prefeito anunciou que toda a região do Subúrbio, que possui 16.456 pontos em 2.095 ruas, já conta com iluminação 100% em LED. O investimento foi de quase R$19 milhões. “Esse é um programa que tem proporcionado melhoria na iluminação em todo o bairro, e não apenas em algumas ruas. É uma iluminação que traz maior sensação de segurança às famílias, que podem chegar mais tarde ou sair mais sedo com mais tranquilidade. Com isso, a Prefeitura cumpre o papel dela de colaborar com a segurança da cidade e fazer de Salvador um lugar melhor para os cidadãos”, destacou Bruno Reis.

Espaço de lazer – A Prefeitura investiu na construção da Praça Valdira Nascimento dos Santos o montante de R$326 mil. O equipamento, que possui 1,6 mil m², conta com cinco mesas de jogos, uma futmesa e outra de pingue pongue, além de bancos pré-moldados fabricados pela própria Desal.

“Esta é uma obra que tem a capacidade de resgatar o sentimento das pessoas. Era um sonho antigo da comunidade a construção dessa praça, que presta uma homenagem à dona Valdívia, conhecida moradora da comunidade. As pessoas aqui precisavam de um local para interagir, confraternizar, ter uma oportunidade de lazer”, ressaltou Bruno Reis.

Para incentivar práticas de vida saudável na comunidade, prevenindo o sedentarismo, foram instaladas também uma academia de saúde e ginástica com esquiador individual, simulador de cavalgada, prancha abdominal e barra de apoio simples. As crianças também garantiram seu espaço e ganharam um parque infantil completo com cercado em eucalipto, balanço, Casa do Tarzan e escorregadeira.

Para a moradora Rosa Paes, o equipamento trouxe mais alegria e beleza à localidade. “Aqui não tinha nada antes. Quando vi a praça pronta, fiquei muito feliz, está tudo nota mil! Tem lazer para as crianças, tem espaço pra fazer caminhada. Já tem gente dizendo que vai ficar de olho para que todos cuidem do local”, afirmou.