Logo Prefeitura de Salvador

Roda-gigante e tirolesa encantam público do Festival Virada Salvador

O movimento da roda-gigante do Festival Virada Salvador atinge uma altura de 36 metros, propiciando uma perspectiva panorâmica do entorno da orla da capital baiana. O passeio no brinquedo somado à vista privilegiada atraiu o público do evento, nesta quarta-feira (28), primeiro dia da grande festa. O brinquedo funciona nos cinco dias do Festival – de 28 de dezembro a 1º de janeiro. 

Cada uma das duas rodas-gigantes disponibilizadas gratuitamente para o público do festival é constituída por 16 vagões, cada um deles com capacidade para acomodar quatro pessoas, o que faz com que Jorge Pinon, técnico do equipamento, espere duas mil e quinhentas pessoas por dia, entre 15h30 e 2h, horário de funcionamento da atração. 

“As crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelo responsável, a altura mínima permitida é de 1,40m, não é permitido entrar com bebidas, comidas ou fumando e os usuários devem se manter sentados durante o passeio, que só não é recomendado para gestantes, pessoas com labirintite, síndrome do pânico, deficiência mental e acrofobia, que é medo de altura. Fora isso, é diversão garantida para todas as idades”, informou Jorge. 

É a primeira vez que a estudante universitária Ana Beatriz Santana, soteropolitana de 21 anos, prestigia o Festival Virada Salvador, e ela aproveitou a ocasião para passear na roda-gigante com sua amiga. “Acho fascinante a sensação de observar tudo ao redor do alto, o palco, as pessoas, as luzes, as atrações, o mar. Quando soube que tinha roda-gigante, pensei: não posso perder essa chance”, contou. 

Aventura – Já a tirolesa, com 15 metros de altura e 90m de extensão, oferece uma opção mais radical de diversão durante os 6 segundos de deslocamento do usuário pelo cabo aéreo. Coordenador do equipamento e também da parede de escalada, Janderson Santos ressalta que a segurança é primordial neste esporte. 

 “Contamos com uma equipe de 8 operadores e 8 agentes de apoio. Para utilizar a tirolesa, é preciso ser maior que 8 anos de idade, pesar até 80kg e utilizar os itens de segurança: o capacete esportivo, a cadeirinha e o mosquetão de aço, que suporta uma carga de até duas toneladas. Esperamos uma média de 150 pessoas por dia e funcionamos das 17h à 0h”, esclareceu. 

 Rodrigo Santos, de 11 anos, deslizou pela tirolesa pela primeira vez e aprovou a experiência. “Senti uma felicidade muito grande porque eu sempre quis andar de tirolesa. Não tenho medo, até gosto de altura, mas na hora deu um frio na barriga e eu acabei soltando um grito”, descreveu. 

Criado: 28 Dezembro 2022

Skip to content