Sacadas Musicais fascina público em apresentação no Centro Histórico

O Centro Histórico foi inundado com a magia do Natal na noite desta sexta-feira (16), com a abertura do projeto Sacadas Musicais, com apresentação de coral nas fachadas de prédios históricos. A abertura da programação ocorreu no Cruzeiro de São Francisco com o Coral Música das Nascentes, formado por crianças e jovens da zona rural Barra de Pojuca, em Camaçari. A iniciativa é gratuita e é realizada pela Prefeitura, através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), dentro do Natal Salvador 2022.

O grupo, composto por 16 crianças de 10 a 17 anos, cantou músicas tradicionais e do cancioneiro popular do Litoral Norte, sob regência do maestro Caio Dantas. Dentre as canções entoadas pelo grupo, que encantou turistas e soteropolitanos presentes, estão “Noite Feliz”, “Bate o Sino” e “Papai Noel”.

A carioca Meire Andrade parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e afirmou que a apresentação foi um presente para ela e sua família neste Natal. “Que iniciativa maravilhosa! Eu costumo vir essa época visitar a minha irmã, mas é a primeira vez que eu vejo uma apresentação como esta e eu simplesmente amei. Que apresentação linda! Eu participei de coral quando eu era criança e ver esses meninos hoje foi um verdadeiro presente para nós”, afirmou.

Para a coordenadora do projeto Música das Nascentes, da Escola Ambiental, Liliana Batista, a experiência dos meninos nesta apresentação ficará marcada na memória. “A maioria deles está vindo pela primeira vez a Salvador e eu mesma estou muito feliz. É um trabalho de técnica e de resgate cultural que a gente vem desenvolvendo há sete meses”, destacou.

Próximas apresentações – Neste sábado (17) e domingo (18), as apresentações do Sacadas Musicais continuam a acontecer no Cruzeiro de São Francisco. Já as próximas apresentações previstas ocorrerão nos dias 20 e 21, no Terreiro de Jesus, e 22 de dezembro no Largo do Pelourinho. Todas as edições vão ocorrer sempre às 18h30.

Para o diretor do Centro Histórico, Gegê Magalhães, o projeto traz luz para os corações do público. “A ideia é trazer essa magia do Natal com vozes de crianças trazendo para o Centro Histórico que é onde tudo pulsa, prestigiando turistas, moradores e comerciantes. Esta iniciativa, somada a tudo que a Prefeitura vem fazendo na cidade, com programação natalina em diversos pontos, torna uma festa linda para a população”, finalizou.

Criado: 17 Dezembro 2022