Saltur cadastra 45 entidades para a Lavagem do Bonfim

Afoxés, bandinhas de sopro, grupos de samba e percussão. Ao todo, 45 entidades foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16). A expectativa é que cerca de um milhão de fieis, entre turistas e baianos, sigam, a pé, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, num percurso de oito quilômetros.

SALTURBONFIM1401

A programação oficial começa às 8h, com um ato interreligioso no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, conduzido pelo padre Valson com a participação do coral da Basílica e representantes da Federação Espírita da Bahia, Igreja Batista, Federação do Culto Afro Brasileiro, Hinduísmo e Organização Brahma kumaris. Após a cerimônia, os fiéis seguem em cortejo para a Basílica do Bonfim, com previsão de chegada ao meio dia, quando o adro e as escadarias são lavados com vassouras e água de cheiro pelas baianas, além da tradicional queima de fogos e chuva de papel picado.

As festividades religiosas se encerram no domingo (19) com uma Missa Campal, e a apresentação do Terno de Reis. Já a parte profana, acaba na segunda-feira (20) com a tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira.

Sob a coordenação da Saltur, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial, envolvendo diversos órgãos municipais, para garantir o conforto e a comodidade da população que vai participar da festa, com atendimento de saúde, ordenamento de trânsito, de transporte e de ambulantes, além da instalação de banheiros químicos e iluminação pública na área da festa.