Salvador 473 anos: Plano de Bairros projeta desenvolvimento da Península Itapagipana

A Península Itapagipana passa a contar com um instrumento, elaborado sob a coordenação da Prefeitura, que prevê o desenvolvimento integrado e sustentável dos 14 bairros que compõem a região. O Plano de Bairros de Itapagipe foi apresentado nesta segunda-feira (28), pelo prefeito Bruno Reis e pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil Eloyna Barradas, na Ribeira.

Construído de forma participativa, em parceria com diversas organizações locais, o documento reúne informações sobre o território de 7,2 km² e que abriga 164 mil habitantes nas seguintes localidades: Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e Lobato.

“São ações, planos e metas para intervenções, no sentido de desenvolver a Península Itapagipana. Queremos tornar a região um forte polo turístico, em especial apreciando o roteiro do turismo religioso na capital baiana. Além disso, temos muitas ideias para mudar a matriz econômica de Salvador, combatendo as desigualdades, fazendo justiça social, com a exploração responsável da Baía de Todos-os-Santos”, explicou o prefeito.

O Plano de Bairros, que é um dos instrumentos previstos no Plano Diretor (PDDU – Lei 9.069/2016) para promover o desenvolvimento urbano de Salvador, se ancora na premissa da melhoria na qualidade de vida das pessoas e comunidades, na conservação ambiental, na elevação dos padrões do ambiente construído e na apropriação das oportunidades econômicas e culturais pelos moradores, trabalhadores e visitantes.

Potencialidades – Em construção desde junho de 2020, a partir de encontros e reuniões virtuais e presenciais, o Plano de Bairros de Itapagipe sinaliza importantes desafios para o futuro da região e ambiciona estabelecer bases para a construção de novas estratégias de desenvolvimento local apoiadas nas vocações e nas oportunidades que se vislumbram no território, a exemplo do turismo religioso, do turismo de base comunitária, do turismo náutico e de toda a cadeia produtiva relacionada à economia do mar.

Ao todo, o documento reúne 243 propostas sistematizadas em seis grandes temas: Projetos Estruturantes, Cultura, Habitação, Meio Ambiente, Saneamento, e Mobilidade e Acessibilidade. “São ações concretas que poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas”, explicou a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

A iniciativa de publicar o Plano de Bairros de Itapagipe relaciona-se à importância do processo de elaboração. “É preciso tornar público e dar acesso ao registro dessa experiência possibilitando a todos a compreensão de aspectos fundamentais da realidade urbana local, desde o patrimônio construído, a ocupação dos antigos alagados, e as questões ambientais e sociais”, observou Tânia.

A publicação está disponível em versão impressa na Biblioteca da FMLF, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no prédio da própria Fundação, no Edifício Roosevelt, no Comércio, e as consultas devem ser agendadas pelo e-mail biblioteca.fmlf@salvador.ba.gov.br. A versão on-line pode ser acessada no http://biblioteca.fmlf.salvador.ba.gov.br/ ou através de QR Code.