Logo Prefeitura de Salvador

Salvador abre Semana do Bebê com atividades no Pelourinho e foco na primeira infância antirracista

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares / Secom PMS


A Prefeitura de Salvador e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) deram início oficialmente, nesta sexta-feira (7), à Semana do Bebê Salvador 2026. A abertura foi realizada no Espaço Kaê Erê, na Casa Amarela, no Largo do Pelourinho, e reuniu representantes da gestão municipal, do Judiciário, do Unicef, profissionais da rede de proteção e alunos da rede municipal de ensino.

Com o tema “Primeira Infância sem Racismo: Práticas Antirracistas para Promover Equidade, Desenvolvimento e Proteção Integral”, a programação segue até a próxima quinta (13), com atividades em diferentes pontos da cidade. A proposta é mobilizar a rede de atendimento e a sociedade para os cuidados e a garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos, com atenção especial ao enfrentamento ao racismo desde os primeiros anos de vida.

Na abertura, as crianças acompanharam o Recital Infantil Maria Felipa e sua Trupe e participaram de atividades lúdicas. Entre as atrações, o palhaço Farofa chamou a atenção dos pequenos estudantes ao circular pelo espaço em uma perna de pau. O evento também teve o Cantinho da Proteção, com brincadeiras e ações educativas e inclusivas para crianças e famílias.

Titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo afirmou que a discussão sobre o racismo na infância precisa envolver diferentes áreas da rede municipal. “A Semana do Bebê já tem uma história em Salvador, nessa parceria com o Unicef, e este ano a gente traz um tema muito sensível e necessário, que é a primeira infância antirracista. A gente sabe que o racismo não começa na adolescência, juventude ou fase adulta; começa na primeira infância”, disse.

A secretária defendeu o trabalho conjunto da rede de proteção, educação e assistência em uma perspectiva antirracista. “Precisamos manter os valores das religiões de matriz africana, o histórico ancestral de cada família e respeitar cada criança na sua individualidade. Com isso, a gente constrói uma criança fortalecida para seguir adiante”, acrescentou Fernanda.

A coordenadora do Unicef para Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira, lembrou que a mobilização em torno da Semana do Bebê ocorre há mais de uma década e busca envolver não apenas o poder público, mas diferentes setores da sociedade. “Desde 2010, o Unicef incentiva que os municípios, sobretudo as capitais e grandes cidades, promovam essa semana no mês de agosto, com o objetivo de ampliar a atenção à primeira infância por diferentes atores; não só da saúde, educação, assistência e poder público, mas também do setor privado e da sociedade civil”, explicou.

Segundo Helena, a discussão sobre os efeitos do racismo durante a infância ganhou espaço no atual programa de cooperação da entidade. “A questão dos impactos do racismo na infância é um tema extremamente central para o Unicef e prioritário neste novo programa de cooperação. A gente aponta o racismo como uma das piores violências que uma criança pode sofrer nessa idade”, completou a coordenadora.

Atuação – A Semana do Bebê integra a estratégia das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs) e articula diferentes áreas da administração municipal, como saúde, educação, assistência social, direitos humanos, promoção da igualdade racial, cultura, esporte e lazer, além de instituições parceiras.

Presente na abertura, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, Walter Costa Júnior, relacionou o tema da edição deste ano à necessidade de ampliar o debate sobre o racismo mesmo diante dos avanços registrados na legislação brasileira. “Por mais abertura que tenhamos, por mais avanços na legislação e por mais que tenhamos uma Constituição cidadã, que prevê a igualdade, lamentavelmente o racismo ainda está presente na nossa cultura e ainda nos traz muitas dores”, disse o magistrado.

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) também participa das ações. Coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), Oilda Rejane ressaltou que a Semana do Bebê é resultado da articulação de diferentes órgãos: “É uma atuação em rede, com diversos órgãos conectados para a promoção da Semana do Bebê, que este ano tem como tema a primeira infância antirracista. Em uma cidade majoritariamente negra, precisamos reafirmar o compromisso da Prefeitura com uma Salvador verdadeiramente antirracista”.

Cultura e primeira infância – A programação da Semana do Bebê inclui a cultura e a literatura como instrumentos no diálogo com as crianças. A vice-presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Silvia Russo, citou a participação da entidade nas ações voltadas à primeira infância.

“É um momento único, porque trabalhar com a criança, com a primeira infância e a juventude, ainda mais com a pauta contra o racismo, é especial. Há dez anos, a gente realiza essa atividade com a Casa Kaê Erê, levando leitura para as crianças pretas”, disse Silvia.

Programação – Até o dia 13 de agosto, a Semana do Bebê terá oficinas, rodas de conversa, encontros formativos, apresentações artísticas, atividades culturais, vivências lúdicas e ações educativas. As iniciativas serão realizadas em equipamentos culturais, unidades de saúde, maternidades, hospitais, associações comunitárias e outros espaços da cidade.

Entre os assuntos que serão trabalhados, estão o incentivo à leitura, os direitos das gestantes, os cuidados com o bebê, o fortalecimento dos vínculos familiares, a diversidade, a inclusão de crianças com deficiência, a educação inclusiva e a prevenção às diferentes formas de violência.

A agenda com os locais, horários e atividades da Semana do Bebê Salvador 2026 será divulgada ao longo dos próximos dias no perfil oficial do evento no Instagram (@semanadobebessa).

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/semana-do-bebe-salvador-2026/ .