Salvador alcança quase 15 mil mudas plantadas no Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura conseguiu, em um ano e meio de gestão, alcançar a marca de 14.079 plantios de mudas, sejam em parques ou em vias públicas, num amplo projeto para preservar e aumentar cobertura de áreas verdes em Salvador, seja com a participação ativa de pessoas física ou jurídica. Em 2013, foram plantadas cinco mil árvores, muitas para melhorar as condições de arborização nos parques São Bartolomeu e da Cidade. Nesse ano, o plantio de quase dez mil mudas alcançou grandes vias públicas, a exemplo das avenidas ACM, Dorival Caymmi, Garibaldi, Luis Eduardo, Vasco da Gama, Bonocô, Otávio Mangabeira, Castelo Branco, viaduto Mario Andreazza, Complexo Viário 2 de Julho e Encosta da Preguiça, que recebeu um dos mais relevantes projetos de requalificação, atuando, inclusive, sobre um problema social da região.

Entre as mudas plantadas estão espécies de Sibipiruna, Pau Brasil, Ipê, Quaresmeira, Felicio, Acácia, Pau Ferro, Norma, Palmeiras. Para atrair pessoas e empresas que queiram mudar o perfil das áreas verdes da cidade, contribuindo com maior arborização, a Secretaria de Cidade Sustentável (Secis) incentiva a adoção desses espaços através do programa Verde Perto, comemorado neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Já foram adotados 27 espaços públicos entre praças, canteiros e áreas verdes. Entre as praças estão a Padre Anchieta (Pituba), adotada pelo Colégio Anchieta; a Vinícius de Moraes (Itapuã), pelo Mar Brasil Hotel; a Ana Lúcia Magalhães (Pituba), pelo Ceconsud; e a Aquarius (Pituba), pelo Grupo Fator.

A Secis também viabiliza a adoção de canteiros em grandes avenidas, como forma de amenizar condições climáticas em locais marcados por grandes coberturas de concreto e asfalto. Nesse sentido, o secretário André Fraga lembra importantes adoções, a exemplo dos canteiros da Av. ACM, adotado pela Mc Donald’s e pelo Tropical Center, o da Av. Magalhães Neto, pelo Colégio Módulo, e o da Avenida Contorno, pela Bahia Marina. “Pessoas físicas também podem se credenciar para as adoções e, assim, terminarão contribuindo com a melhoria da qualidade de vida em toda a cidade”, afirma Fraga. Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas através do telefone (71) 3355-0314 ou pelo www.verdeperto.salvador.ba.gov.br.

Podas de árvores – Estima-se que Salvador conte com mais de um milhão de árvores em perímetro urbano. Para aumentar a longevidade de milhares de árvores de toda a cidade, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) conseguiu realizar 7.982 podas, intervenção fundamental quando são registrados casos de fungos e outros danos ao vegetal. Entre as palmáceas (coqueiros), foram 3.125 podas. O diretor de manutenção da Sucop, Luciano Sandes, explica que as podas são realizadas para “adequar o vegetal ao espaço urbano, eliminar riscos com quedas de galhos, melhorar o paisagismo urbano, evitar contato com imóveis ‘fachadas’ ou com rede elétrica ou para melhorar a iluminação pública”.

Casos de erradicação só são realizados se forem amparados pela Lei Municipal 5.943/99, que submete o procedimento à vistoria de engenheiro agrônomo do órgão. Erradicações só ocorrem em último caso, quando é comprovado risco da integridade física do munícipe, patrimônio público ou particular; quando estiver danificando a rede de drenagem, saneamento ou abastecimento de água; e quando há estado fitossanitário comprometido, ou seja, quando a árvore está morta ou podre. O secretário André Fraga argumenta que esse último caso ocorre quando a árvore é acometida por pragas, que ganharam espaço quando passa muitos anos sem cuidados.