Logo Prefeitura de Salvador

Salvador amplia número de atendimentos do CadÚnico

A cada mês, Salvador vem superando os números de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico). De janeiro a setembro de 2022, já são 244.300 mil atendimentos realizados, superando em mais de 100 mil o registrado em todo ano de 2021, quando foram realizados 140.609 mil. Apenas em um espaço de dois meses, entre junho e agosto deste ano, foram contabilizadas 13.847 mil novas famílias cadastradas.

Para o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, esses números se dão pela ampliação e descentralização dos serviços. “Para isso, tem atuado fortemente, por exemplo, com o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa para mapeamento das demandas em todos os bairros de Salvador, para a atualização e novos cadastros, visando alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa”, destacou.

Nos últimos nove meses, o CadÚnico Itinerante realizou 202 ações, atendendo cerca de 165 bairros, com um total de 6.013 atualizações cadastrais e 9.307 inclusões. Aliado a isso, em parceria com outras pastas, a Sempre tem realizado feiras sociais como a do Mané Dendê, em Ilha Amarela; a Guerreira Zeferina, em Periperi, e ações em parceria com as Prefeituras-Bairros Itinerantes, com a prestação do serviço.

O critério para escolha dessas localidades se dá através de um mapa territorial, que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e de população em situação de pobreza e extrema pobreza. “Até porque o cadastro proporciona várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda, embora cada programa tenha uma exigência diferente. Mas, o ponto de partida é ter o cadastro atualizado”, frisou Ribeiro.

Agendamento – Os atendimentos nos postos fixos são realizados exclusivamente após agendamento, para atender a população de forma organizada e confortável. Recomenda-se que o beneficiário compareça ao local com 30 minutos de antecedência. O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado. Os canais para agendamento são o aplicativo Fala Salvador Cidadão ou o site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br .

Os postos fixos para atendimento são a sede do CadÚnico, no Comércio; dez Prefeituras-Bairro (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da Lima e Valéria); Unidade Cajazeiras; Núcleo de Atendimento à População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; e Subúrbio 360, em Coutos. Além destes, 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também prestam o serviço exclusivamente para assistidos referenciados destes equipamentos, por meio de agendamento realizado diretamente com a equipe da unidade.

Atualização – O prazo de atualização do cadastro é de dois anos e é individualizado, não sendo a mesma data para todos. Para checar a situação cadastral, o beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único no celular para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

Criado: 04 Outubro 2022

Skip to content