Salvador apresenta potencial de crescimento para inovação e tecnologia

Salvador está sendo palco para a 32ª Conferência Anprotec de Tecnologia e Inovação (TI). O evento teve início na última segunda-feira (5) e vai até esta quarta-feira (7), reunindo participantes de toda a América Latina, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. Com o tema “200 anos de Independência: o cenário da CT&I no Brasil”, o encontro aborda a história e o contexto que contribuíram para a criação de uma identidade brasileira no cenário de TI, bem como as oportunidades e desafios para o setor.

Essa é a primeira edição presencial após a pandemia e a expectativa é de que haja uma participação de 800 pessoas por dia no evento. Durante a apresentação, o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban, destacou que Salvador apresenta um cenário favorável para a expansão digital e a inclusão das minorias nesse universo.

“Estamos colocando a inclusão digital como um direito fundamental do cidadão. O nosso papel não é de tão somente expandir o universo tecnológico. Conseguimos identificar as vocações de um território ou região visando as oportunidades que podem ser geradas no futuro, mas sempre trabalhando para incluir socialmente as pessoas mais humildes e os grupos multidisciplinares. Um bom exemplo disso são os pontos de wi-fi, espalhados pela cidade, sobretudo nas regiões mais humildes e carentes”, contou o gestor.

Oportunidades – Para Carlos Melles, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Salvador apresenta uma gestão inovadora com grande influência tecnológica com grande potencial para crescimento. “Salvador é um ambiente fortíssimo. Eventos como esse que atraem o Brasil e a juventude são fundamentais para o crescimento da tecnologia e inovação. O Sebrae é um amante desta terra e estaremos sempre dispostos a caminhar lado a lado com a cidade”, enfatizou.

Outro nome de destaque na programação é o de Bruce Katz, cofundador e diretor inaugural do Nowak Metro Finance Lab, um laboratório que ajuda as cidades a identificar e implementar estratégias inovadoras, alavancar ativos públicos e financiar infraestrutura pública, para o bem-estar de todos e um dos palestrantes da abertura da Anprotec. “Hoje eu vim apresentar algumas tendências e dinâmicas utilizadas aqui nos EUA. Elas são intervenções favoráveis, aplicadas através de investimentos orgânicos e modelos de governança colaborativa multisetorial que podem auxiliar o Brasil e suas cidades a avançarem ainda mais no cenário tecnológico”, disse.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no Governo Federal, Paulo Alvim, que destacou a importância do empreendedorismo inovador nas cidades do Nordeste. “Esse é um evento que mobiliza todo o ecossistema de inovação do nosso país. Fazer essas reuniões no Nordeste, na Bahia, é estratégico. Temos avançado muito na região nos últimos anos e vamos acelerar ainda mais o processo de desenvolvimento das cidades que compõem essa parte do Brasil, colocando em evidência o empreendedorismo inovador”.

Eventos – Salvador chega ao final do ano com uma coleção de alguns grandes eventos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade, a exemplo da e-Agro, Feira de Inovação, Tecnologia, Agropecuária e Geração de Negócios; da Bahia Expo & Negócios, maior feira de negócios e capacitação empresarial da Bahia; da BeyondExpo, voltada para a área gamer e cultura pop-geek; do evento Mulher.com, visando o fortalecimento do empreendedorismo feminino; do Vemob, maior evento de veículos elétricos do Nordeste, e Scream Festival, maior evento de inovação e criatividade do Norte e Nordeste.

A 32ª Conferência Anprotec é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae e conta com a coorganização da GetIN Aceleradora e da Prefeitura de Salvador, por meio da Semit, além do patrocínio e apoio de outras entidades públicas e privadas. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site https://anprotec.org.br/conferencia2022/.

Criado: 06 Dezembro 2022