Salvador apresentará projeto de gestão fiscal em fórum internacional de inovação

O projeto de gestão fiscal e contábil, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, foi um dos 20 programas internacionais selecionados para o pontapé inicial do fórum internacional The Creative Bureaucracy Festival, realizado na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h15. Os três mais votados serão convidados para participar do evento presencial em Berlim, no dia 15 de junho.

Integrante do Planejamento Estratégico Sefaz + por Salvador, o Mapa do Tesouro se destaca por promover a transparência do orçamento público, otimização do planejamento e da alocação dos recursos, tomada de decisão de maneira mais ágil e assertiva e aproximação do cidadão com o fisco. O grande diferencial do projeto é a utilização do Balanço Soteropolitano – disponibilizado juntamente com os Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais, no Portal da Transparência (www.transparencia.salvador.ba.gov.br/#/DemonstracoesContabeis)-, das mídias sociais e do site da secretaria, para divulgar informações acerca da situação contábil do município, por meio de uma linguagem didática, concisa e transparente.

Para a secretária da Fazenda da capital baiana, Giovanna Victer, a capital baiana é referência na gestão transparente dos recursos públicos. “A seleção do projeto Mapa do Tesouro reforça que estamos no caminho certo, da inovação, criatividade e transparência. Salvador seguirá trabalhando para administrar os recursos com transparência e oferecer políticas públicas e obras qualificadas para a população soteropolitana”, afirmou.

Além de Giovanna, o projeto será detalhado por Antônio Ricardo Góis, diretor do Tesouro Municipal, e Luciana Borges, contadora-geral do Munícipio. A apresentação, que ocorrerá remotamente e terá pouco mais de cinco minutos de duração, ficará disponível no site https://creativebureaucracy.org/programme

Festival – The Creative Bureaucracy Festival é um evento organizado pela Falling Falls foundation e reúne gestores, políticos e membros da sociedade civil e de organizações transformadoras, para discutir e evidenciar soluções inovadoras e criativas voltadas à área da administração pública.

Para votar, basta acessar o site bit.ly/3ZRFvYV, escolher a opção ‘Tax and Transparency: The Treasury Map Approach’ e informar o nome completo. A votação encerra no dia 23 de março.