Salvador capacita auxiliadores de desenvolvimento infantil da rede municipal

Cerca de 35 auxiliadores de Desenvolvimento Infantil (ADI) de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) participaram da primeira formação para profissional de apoio e inclusão “Caminhos para Inclusão — Tecendo Caminhos para uma nova Escola”. A atividade aconteceu esta semana no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cid Passos, em Coutos.

O objetivo do encontro foi capacitar e orientar os profissionais de apoio sobre como dar suporte para crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula comum. Participaram do encontro profissionais da Regional do Subúrbio II e a formação foi ministrada pela professora do Cmei Cid Passos, Reginalva Santos; a professora da sala de recursos do Cid Passos, Helen Guimarães; e pela professora da sala de recursos da Escolab Coutos, Marili Lopes.

“Diante de uma alta demanda de crianças com necessidades especiais em nossas unidades, percebemos a necessidade de incluir e formar as ADI de nossa regional em um processo, para elas poderem fazer intervenções e poderem conhecer o papel especial que tem na vida dessas crianças e dessas famílias”, disse a diretora do Cmei Cid Passos, Izabel Cristina Borges.

“Sabemos das dificuldades existentes de como proceder como uma criança portadora de necessidade especial. É angustiante saber dessa dificuldade, então precisamos formá-las para poderem conduzir da melhor forma quando uma criança dessa estiver em crise, por exemplo”, frisou a professora Reginalva Santos.

Durante a formação foram abordados temas, como afetividade, apresentação de casos reais vivenciados por alunos do Cmei Cid Passos e técnicas de como agir diante de crianças com necessidades especiais. Além disso, foi apresentada a norma técnica instituída pelo município de Salvador de quais são os papéis da ADI PNE.

Aprendizado – Para a auxiliadora Jucimaura Rocha, de 47 anos, a realização da capacitação é de extrema importância pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos que conhecimento nunca é demais. Precisamos sim, ser capacitados para poder ter ciência de como agir em situações necessárias. A cada dia de exercício de minhas atividades, tenho aprendido muito com cada criança em que convivo e auxílio”.

Também profissional de desenvolvimento infantil PNE, Tainá Melo, de 26 anos, considerou a formação bastante necessária para enriquecer os conhecimentos. “Lidar é desafiador, mas precisamos ter capacidade enquanto profissionais para poder saber conduzir da melhor forma esse suporte para essas crianças”, ressaltou.