Logo Prefeitura de Salvador

Salvador celebra 472 anos com programação virtual, podcast e intervenção artística

Salvador completa 472 anos de fundação e, devido à pandemia de Covid-19, a celebração será virtual ou simbólica, ressaltando a existência da primeira capital do Brasil sem deixar de respeitar o isolamento social que o momento exige. Na lista de atrações, promovida ou apoiada pela Prefeitura, está uma programação cultural virtual, novo podcast e até mesmo intervenção artística em celebração à cidade. 

Primeiro podcast da Prefeitura, o Salvador em Detalhes é produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e traz nesta primeira edição, comemorativa ao aniversário da cidade, um bate-papo entre o prefeito Bruno Reis e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. No áudio, histórias pessoais e a Salvador do futuro são alguns dos temas abordados. 

Com periodicidade semanal, o Salvador em Detalhes tem como missão editorial divulgar informações sobre políticas públicas e ações realizadas pela administração municipal. O conteúdo vai reunir entrevistas, análises e opiniões sobre a realidade da primeira capital do Brasil e está disponível no Spotify e no site www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br . 

No YouTube – O Salvador 472, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), exibe três atrações no canal da instituição no YouTube. O #ConexãoFGM traz, a partir das 8h, o filme “Sou o Carnaval”. Com direção de Márcio Cavalcante, faz um contraponto durante o Carnaval em Salvador: enquanto a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos, Cavalcante procurou conversar com pessoas anônimas, o povo, que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta a folia há anos. Uma pesquisa aprofundada sobre as origens da festa popular que é reconhecida mundialmente pela alegria e simpatia que reproduz durante os quatro dias – ou mais – de duração. 

Em seguida será apresentado o filme “Balú”, com direção de Paula Gomes. O audiovisual conta a história de um menino que tem como único amigo um cachorro vira-lata. Um dia, o cachorro desaparece misteriosamente. E em busca do amigo perdido, o menino vai embarcar numa grande aventura pelas ruas do seu próprio bairro. 

Já às 18h30, acontece mais uma edição do Patrimônio É… com o tema “472 anos: Salvador nas redes!”. A roda de conversa sobre educação patrimonial deste mês traz como convidados alguns influenciadores digitais da cidade: @diariodesalvador (Josevana Bittencourt), @avidaemsalvador (Caio Costa), @salvadorparaomundo (Marcelo Santiago) e @dobuzaao (Adonias Filho e Ana Carolina Silva). A mediação fica por conta da gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Gabriella Melo. 

São Salvador – Na parte alta do Elevador Lacerda, às 16h, acontece uma intervenção promovida pelo artista plástico Menelaw Sete, dentro da série chamada “São Salvador”, que parabeniza a cidade pelos 472 anos. Na ocasião, o artista realizará uma grande e significativa pintura colorida, com múltiplas nuances e símbolos que remetem ao amor, a fé, a paz e a esperança. 

A performance terá como trilha a canção “São Salvador”, de Dorival Caymmi, apresentada pelo músico violinista Diego Santana. A iniciativa no Elevador Lacerda tem apoio da Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Skip to content