Logo Prefeitura de Salvador

Salvador comemora aniversário com obras e realizações

Salvador comemora 465 anos no próximo dia 29. Para marcar a data, a Prefeitura preparou vários presentes para a primeira capital do Brasil. Já a partir desta semana, muitas obras e realizações serão entregues para marcar a data e melhorar a qualidade de vida da população. Entre as principais obras estão as inaugurações do primeiro Multicentro de Saúde, que vai funcionar no Vale das Pedrinhas, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, da Prefeitura-Bairro de Itapuã, do Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e o ordenamento do comércio informal na Avenida Sete de Setembro. Tudo foi detalhado pelo prefeito ACM Neto em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20) no Palácio Thomé de Souza.

Serão inauguradas, ainda, nove unidades de saúde, duas escolas e dois hotéis sociais. Isso sem falar na assinatura de ordens de serviço para a construção de mais seis unidades de saúde e de uma escola, além de atos importantes, como o que coloca em vigor as cotas para afrodescendentes na Prefeitura e o que garante internet gratuita e de qualidade em unidades da rede municipal de ensino. Todas essas inaugurações e solenidades acontecem em paralelo ao Festival da Cidade, que será realizado entre 23 e 30 de março com uma ampla programação multicultural em diversos bairros.


“Serão obras impactantes, transformadoras. Estamos anunciando um conjunto de intervenções fruto exatamente desse esforço da Prefeitura para melhorar a cidade. Serão obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, na prestação de serviços ao cidadão, intervenções que, de fato, vão ajudar a mudar a cara de Salvador. E não há melhor momento para fazer esse conjunto de anúncios, lançamento de projetos e inaugurações do que quando vamos completar 465 anos. A cidade faz aniversário e quem ganha presente é o cidadão”, afirmou o prefeito ACM Neto.


Já nesta sexta-feira (21), às 17h, o prefeito fará uma caminhada pela Avenida Sete de Setembro para entregar a primeira etapa do projeto de reordenamento e revitalização do comércio de rua. Como parte do ordenamento da área, a Prefeitura realizou uma série de melhorias na infraestrutura e distribuiu novas bancas para os ambulantes licenciados, que agora atuam de acordo com a padronização estabelecida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em comum acordo com a categoria. 


Até o momento, o serviço já foi concluído nos seguintes trechos: Beco Maria Paz, Rua do Mocambinho, Rua Portão da Piedade, Rua Coqueiros da Piedade, Rua 24 de Fevereiro, Rua Carneiro Ribeiro, Largo do Rosário e Rua do Cabeça. Outras áreas também estão sendo beneficiadas com as intervenções, a exemplo da Rua Nova de São Bento e a Travessa 11 de Junho. As praças da Igreja de São Bento e Rio Branco, onde está localizado o Relógio de São Pedro, serão reformadas. O projeto prevê ainda que o relógio, um dos pontos de referência do Centro da cidade, será consertado e voltará a funcionar.


Infraestrutura – Além das obras de requalificação de ruas transversais da Avenida Sete que vão receber trabalhadores informais, será inaugurada a Rua Lourival Costa, um novo acesso da BR-324 ao bairro Águas Claras. “Essa é uma novidade que vai beneficiar diretamente os moradores da região e de quem precisa passar pelo local, que tem um trânsito pesado”, afirmou o prefeito. Também serão publicados os editais de licitação para duplicação da Baixa do Fiscal, “um sonho antigo da comunidade”, de construção do Mercado de Cajazeiras, da reforma completa da Praça Cayru e da orla de Jardim de Alah.


Saúde – A Prefeitura inaugura na semana de aniversário da cidade o primeiro Multicentro de Salvador, dos 12 que serão construídos pela administração em cada Distrito Sanitário. Essas unidades funcionarão como referência distrital na oferta de serviços e exames especializados. O bairro do Vale das Pedrinhas será o primeiro a ser beneficiado com a unidade, que contará com 14 consultórios e capacidade para atender 450 pacientes por dia.
 
No Multicentro serão ofertados serviços multidisciplinares em programas disponibilizados pelo SUS. Nesses postos serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia, pediatria, clínica médica, oftalmologia, urologia, doença falciforme e hepatites virais, além de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia clínica, ultrassonografia, coleta para exames laboratoriais e marcação de consultas e procedimentos.
 
A UPA de Valéria, primeira inaugurada nessa administração, funcionará numa área de 1,5 mil metros quadrados com 19 leitos de observação e quatro de estabilização, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas, eletrocardiograma e serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta, mas continuam necessitando de cuidados. A UPA também contará com uma base do SAMU. Serão atendidas 500 pessoas diariamente.


Além da UPA de Valéria e do Multicentro do Vale das Pedrinhas, estão previstas as inaugurações do Centro de Saúde Ministro Alckmin (Itapagipe), Centro de Saúde São Judas Tadeu (Liberdade) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Tomé de Paripe e Cajazeiras IV, V e XI. Sem contar com as sete assinaturas de ordem de serviço para construção das USFs Calabetão, Rocinha do IAPI, Vale das Pedrinhas, Plataforma, Teotônio Vilela, Nova Brasília e Castelo Branco.


Educação – Além das assinaturas de contratos para construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como parte da meta de abrir 25 mil novas vagas até 2016, a Prefeitura também vai reinaugurar a Escola Municipal Artur Sales (Santa Cruz), o Centro Municipal de Educação Infantil Waldeck Ornelas (Cajazeiras) e dar ordem de serviço para a construção da Escola Municipal Nova Constituinte (Periperi). Será assinado, ainda, convênio com a NET para implantação do serviço de internet banda larga em 100 escolas municipais, como foi acordado na cota de patrocínio do Carnaval.


Social – Serão inauguradas a sede do SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) da Avenida Joana Angélica, que atenderá cerca de 300 pessoas por dia com hora marcada, e dois hotéis sociais, um em Pau da Lima e outro em Itapuã. São os primeiros hotéis sociais da cidade para abrigar, com humanização, pessoas em situação de rua, com quartos e banheiros individuais e ar-condicionado, promovendo ações para ressocialização, inclusive com retirada de documentos. Cada um dos hotéis terá disponibilidade para atender 70 pessoas.

Também será assinado decreto para criação do Núcleo LGBT, que funcionará na estrutura da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), entrega de 500 títulos de terra em Canabrava, dentro do programa Casa Legal, e assinatura de atos de promoção da igualdade racial, em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Racismo, em 21 de março. Serão assinados pelo prefeito ACM Neto, por exemplo, os decretos que regulamentam a adoção de cotas de acesso aos afrodescendentes em concursos, seleções públicas e cargos comissionados da Prefeitura, estipulada em 30%, e o que trata sobre o reconhecimento jurídico, administrativo e social dos terreiros de candomblé e entidades religiosas de matrizes africanas da cidade.


Prefeitura-Bairro – A segunda sede da Prefeitura-Bairro começa a funcionar durante as comemorações pelo aniversário da cidade em Itapuã. A sede conta com área de 500 metros quadrados, 15 guichês de atendimento, seis salas, 32 funcionários e a previsão é atender 600 pessoas por dia. Serão oferecidos serviços de órgãos municipais e a estrutura contará ainda com guichê do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), balcão de conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Junta Militar.


Monumentos – A Fundação Gregório de Matos trabalha na restauração de seis monumentos, dos quais quatro serão entregues durante as festas pelo aniversário de Salvador. Outras duas restaurações – Monumento Thomé de Souza (estátua em frente à Câmara/Elevador Lacerda) e Visconde de Cayru (Mercado Modelo) – têm inicio esta semana. As inaugurações de monumentos restaurados programadas para a semana de festividades são Busto de Presciliano Silva (Passeio Público), Busto de Silvio Deolindo Fróes (Largo Aflitos), a Fonte do Dique do Tororó e as estátuas Meninas do Brasil (popularmente conhecidas como as gordinhas de Ondina), na Avenida Adhemar de Barros.

 

Skip to content