Logo Prefeitura de Salvador

Salvador defende criação de fundo garantidor para PPPs e concessões durante fórum internacional

Salvador marcou presença no 1º Seminário Internacional sobre Finanças dos Entes Subnacionais, que aconteceu nesta quarta-feira (8), no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF). A capital baiana foi representada pela secretária da Fazenda e presidente do Fórum de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Giovanna Victer, que defendeu a proposta do Governo Federal de criação do fundo garantidor para apoiar Parcerias Público Privadas (PPPs) dos entes subnacionais, mas ressaltou a importância da autonomia federativa. 

“Apoiamos a proposta do Governo Federal para criação de um fundo de contragarantia para sustentar projetos de PPPs nas cidades, mas sustentamos que o fundo deve seguir os moldes aplicados aos subnacionais: devem ser autônomos. Além disso, não deve haver interferência federal na estruturação dos projetos, que devem atender às prioridades definidas pelos municípios, com modelagens aprovadas pelo mercado”, afirmou Giovanna Victer. 

Na ocasião, a gestora também falou sobre as limitações fiscais e o sistema de garantias, e destacou o projeto encabeçado pela Prefeitura de Salvador, por meio da SalvadorPar, que visa revitalizar e transformar o bairro do Comércio em polo social, econômico e turístico. 

Promovido em parceria entre o Tesouro Nacional e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o evento discutiu temas relevantes para as finanças dos municípios e estados, como relações federativas, regras fiscais, gasto público (spending review, qualidade do gasto público e gestão e reestruturação de passivos), financiamento de políticas públicas e PPPs e novos instrumentos da Lei de Licitações para projetos de investimentos. 

SalvadorPar – É uma empresa de economia mista que tem como objetivo apoiar o Poder Executivo na implementação de ações e parcerias estratégicas que desonerem o custeio da máquina administrativa e atraiam novos investimentos que gerem riqueza, emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o município.

Skip to content