Salvador dobrará número de unidades de emergência em apenas um ano

O prefeito ACM Neto assinou nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, com capacidade para atender quase 14 mil pessoas por mês. Serão investidos mais de R$ 3,5 milhões no novo equipamento, que contará com serviços 24 horas de atendimento clínico, pediátrico, ortopédico e odontológico.

A UPA será construída num espaço de 2.200 m² e terá seis consultórios, 17 leitos de observação adulto e infantil, três de isolamento e quatro de estabilização, além de serviços laboratoriais e de radiologia. No local também funcionará uma base descentralizada do SAMU 192, dando mais agilidade aos atendimentos graves da região.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, reiterou o compromisso da Prefeitura para garantir a assistência de urgência e emergência de qualidade, além da ampliação dos serviços. “Existia um hiato no setor, desafio que começa a ser superado. Desde que o município começou a criar os Prontos Atendimentos, há 12 anos, foram construídos cerca de seis equipamentos, alguns de pequeno porte. A atual gestão, somente em 2014, vai entregar 7 UPA’s à população, custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais, já que o Ministério da Saúde repassa cerca de 20% a 30% do custeio de cada unidade”, explicou.

Na oportunidade, o prefeito ACM Neto reafirmou a importância da receita do IPTU para a recuperação da cidade, além de garantir novos investimentos. “Nosso objetivo é implantar pelo menos uma UPA em cada Distrito Sanitário totalmente equipada, com médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais e serviços necessários ao funcionamento, otimizando o socorro à vida da população. São com recursos do IPTU que poderemos garantir que os mais carentes tenham as mesmas oportunidades de lazer, educação e saúde”, enfatizou ACM Neto.