Salvador é a capital do Nordeste que mais investe no social, segundo anuário da FNP

Conforme dados do Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, Salvador ocupa o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste que mais investem em assistência social, tendo empregado mais de R$241 milhões, em 2021. Ainda no ranking das 100 principais cidades do país, está na quinta colocação. O Multi Cidades é o anuário da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que apresenta os principais dados de receitas e despesas das cidades brasileiras.

Entre janeiro e outubro deste ano, o Município, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), já destinou R$219 milhões para política de assistência social, com uma previsão de investimento na ordem de R$260 milhões, para este ano. Para 2023, a Sempre estima investir algo em torno de R$300 milhões.

Chegar a essa colocação foi resultado de muito trabalho, classificou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. “Afinal, investir em políticas públicas de assistência social é uma prioridade da gestão. A pasta desenvolve projetos e realiza entregas, voltadas aos atendimentos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Investimentos para implantação e modernização de equipamentos socioassistenciais, para a prestação de serviços à população, como Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), Centros Pops, unidades de acolhimento institucionais, abordagens sociais, Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GGSUAS), Restaurante Popular, Prato Amigo, Central de Libras, bem como ações da Diretoria de Esportes e Lazer, estão sendo realizados a fim de proporcionar atendimentos, que auxiliem as famílias a superar as condições de pobreza e extrema pobreza”, exemplificou.

Entre os projetos, a Sempre, em parceria com outras pastas, implementa um programa de transferência de renda, por meio da concessão de benefícios eventuais como Auxílio Moradia, Emergência, Natalidade, Viagem, Programa Primeiro Passo e o Projeto Mané Dendê. Os benefícios eventuais são medidas de proteção social de natureza temporária, com o intuito de prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias, que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento de situações de vulnerabilidade.

Ribeiro ressaltou ainda que a inclusão de soteropolitanos no Cadastro Único (CadÚnico) é uma das portas de entrada, para concessão da maioria dos benefícios, que visam amenizar a vulnerabilidade de diversas famílias. “De janeiro até os primeiros dias de novembro, a Sempre já realizou 282.600 mil atendimentos do CadÚnico, superando em mais de 140 mil o registrado em todo o ano passado. Ou seja, passamos de 140.609 para 282.600 atendimentos, em dez meses, mostrando, mais uma vez, o esforço da Prefeitura de Salvador pelo social”, destacou Ribeiro.

Criado: 11 Novembro 2022