Salvador é destaque em congresso sobre tecnologia de engenharia em Florianópolis

O pioneirismo da Prefeitura de Salvador, no uso de uma tecnologia revolucionária da engenharia em obras públicas, será um dos destaques da 3ª edição do Congresso BIM CREA-SC, que acontecerá em Florianópolis, nesta quarta (10) e quinta-feira (11). A gestão municipal soteropolitana utiliza o BIM (Building Information Modeling) para aprovação de projetos urbanísticos de forma mais rápida, eficiente e sustentável.

O Congresso BIM CREA-SC terá como tema o “BIM de Norte a Sul”, no qual serão apresentados os principais projetos e inovações desenvolvidos com esta metodologia em todo o país. BIM é uma forma de se projetar e construir com mais eficiência e impacta o planejamento da obra, a gestão dos custos e as escolhas de soluções técnicas.

Painéis e palestras – A gerente de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e gestora do sistema BIM Salvador, Jealva Fonseca, explica que essa ferramenta traz benefícios reais para todo o processo de licenciamento. “A adoção dessa tecnologia beneficia diretamente o empresário, que terá seu projeto aprovado com mais celeridade, e o servidor municipal, que vai trabalhar de forma mais otimizada e portanto, mais produtiva. No final das contas, quem ganha mesmo é o cidadão, que vai poder acompanhar de perto o desenvolvimento da sua cidade, sobretudo, de uma forma sustentável”.

Durante os dois dias do evento, os participantes terão acesso a painéis, palestras, debates e workshops com os principais cases de norte a sul do país, além do prêmio BIM de Projetos. Um dos palestrantes será Ricardo Torreão, responsável pelo desenvolvimento do sistema que é utilizado pela Prefeitura de Salvador.