Logo Prefeitura de Salvador

Salvador é destaque em premiações nacionais de Previdência Social  

Foto: Jefferson Peixoto./Secom 

Salvador se destacou mais uma vez entre as melhores gestões de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil. A capital baiana levou o primeiro lugar no 5° Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária e ficou em terceiro no 1° Prêmio Destaque Brasil de Governança. O anúncio da vitória do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) foi feito na noite da última segunda-feira (22), no site da entidade organizadora do evento, a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).   

Os prêmios objetivam fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. No Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária é a terceira vez que a capital baiana participa e sai vitoriosa. Esse ano, o município alcançou o primeiro lugar na sua categoria e entre os estados e capitais de todo país.  Nas edições 2022 e 2021, Salvador ficou em 2° lugar.   

O subsecretário da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Daniel Ribeiro, fez questão de salientar que desde o início do programa de renovação previdenciária, há três anos, a cidade tem apresentado bons números no âmbito previdenciário e ganha notoriedade nacional pelo trabalho realizado.  

“Essas conquistas reforçam a excelência do trabalho em gestão previdenciária que vem sendo realizado em Salvador. Elas representam a concretização dos nossos esforços diários para garantir ao município e seus segurados uma previdência segura e sustentável. Esse é o terceiro ano que participamos da principal premiação nacional, que avalia dezenas de critérios de gestão, e a terceira vez que ganhamos”, diz Ribeiro.   

A capital baiana tem sido destaque nacional também em outros segmentos. De 2021 até 2023, foram mais de 12 prêmios nacionais de governança, investimentos e boas práticas em gestão previdenciária, além da certificação federal obtida ano passado. “A primeira capital do Brasil também é a primeira em gestão previdenciária e cuida da previdência dos servidores há 130 anos”, frisa o subsecretário de Gestão.   

Referência no Brasil – Com a implantação do programa de renovação previdenciária, iniciado em 2020, Salvador entrou em uma curva ascendente de destaque e reconhecimento nacional. Recentemente, esteve representada em reuniões no Ministério da Previdência, convidada pela Frente Nacional dos Prefeitos e Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais.   

“As medidas de gestão geram grandes resultados financeiros. Na contramão da situação de outros RPPS, continuamos evoluindo em termos de sustentabilidade do nosso regime de previdência, com redução de déficits atuariais e aumento de patrimônio. Estamos devolvendo a previdência municipal ao lugar que ela merece”, finalizou Daniel Ribeiro.   

Entrega – Os prêmios do 5° Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária e 1° Prêmio Destaque Brasil de Governança serão entregues durante o 56° Congresso Nacional da Abipem, que ocorrerá de 14 a 16 de junho, em Foz do Iguaçu. Salvador e outros representantes do RPPS participam do evento.   

Skip to content