Salvador é destaque no controle ao tabagismo

Ações da SMS colocam capital baiana entre as 100 cidades do mundo que obtiveram êxito nesse tipo de iniciativa, de acordo com OMS

Salvador está entre as 100 cidades do mundo que obtiveram êxito para controlar o uso do fumo. A informação está presente no relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado na quarta-feira (10). O documento também revela que 6 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido ao consumo do cigarro, além de conter dados tanto sobre o uso da substância, quanto os avanços do tratamento da doença.

Além da conscientização das pessoas sobre os males provocados pelo cigarro, a referência se deve também às atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). A iniciativa visa reduzir a prevalência de fumantes na cidade, prevenir a iniciação ao tabagismo, proteger a população contra exposição ambiental a fumaça e promover ações educativas e de hábitos saudáveis.

Assistência – Criado em 2006, o programa assistiu cerca de 5 mil pacientes no ano passado, sendo que 40% pararam de fumar. Oferecido nas unidades de saúde do município, o tratamento consiste, inicialmente, por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes.

Na etapa seguinte, os usuários participam de sessões de grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de largar o fumo. Os dependentes que tiverem necessidade são encaminhados para tratamento e uso de medicamentos, também oferecidos gratuitamente pelo SUS.