Salvador é finalista de prêmio global sobre campanha de Segurança Viária

A campanha publicitária sobre os riscos do excesso de velocidade envolvendo motociclistas, veiculada em maio de 2021 pela Prefeitura de Salvador, é uma das finalistas da premiação International Safety Media Awards. O vencedor será anunciado durante a conferência World Safety 2022, que acontece de 27 a 30 de novembro, na Austrália. O “Prêmio Internacional de Mídia de Segurança Viária” reconhece a mídia de segurança de alta qualidade de todo o mundo.

A campanha, que foi lançada durante o Maio Amarelo, foi concebida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. O foco era alertar para as fatalidades e lesões graves decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas, principalmente, devido ao excesso de velocidade.

No vídeo, exibido na TV, nas principais mídias e redes sociais da Prefeitura, um motociclista pilota em alta velocidade, realizando ultrapassagens e manobras arriscadas, antes de colidir com um automóvel num cruzamento. A peça pode ser conferida no link www.youtube.com/watchv=vGz8bylEM3o.

A honraria internacional proporciona às entidades e profissionais de promoção de segurança viária uma oportunidade de compartilhar suas iniciativas educativas. O prêmio chancela mundialmente o esforço que a cidade de Salvador vem realizando em diversas áreas para promover condutas adequadas no trânsito, especialmente a do engajamento social por meio das campanhas em mídias sociais e de massa.

“Ficamos muito satisfeitos com essa indicação. Este foi um trabalho conjunto da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador e da Secom, em parceria com a Iniciativa Bloomberg. Acreditamos que unindo forças, principalmente, com a população, podemos tornar o trânsito soteropolitano ainda mais humano. Continuaremos nos esforçando para que possamos preservar mais vidas no trânsito”, afirma o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Resultados – As ações educativas e de conscientização promovidas pela Transalvador voltadas aos motociclistas têm contribuído para a redução de vítimas em decorrência de acidentes. Se comparados os primeiros semestres de 2021 com 2022 houve uma diminuição de 30% no número de motociclistas mortos no trânsito. Nos seis primeiros meses deste ano, 16 condutores de motocicletas foram vitimados, contra 23 no mesmo período do ano passado. O excesso de velocidade é uma das infrações mais registradas envolvendo os motociclistas e umas das que mais geram acidentes fatais.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela organização científica norte americana Vital Strategies, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que apoia as ações de segurança no trânsito da Prefeitura de Salvador, a grande maioria dos soteropolitanos (87%) apoia a realização de campanhas de segurança no trânsito pelo governo.

O levantamento mostrou também que 90% dos entrevistados acreditam que a campanha teve um efeito papel de conscientização contra o excesso de velocidade e 82% disseram que a campanha os motivou a respeitar os limites de aceleração.

Novamente durante o Maio Amarelo de 2022 a Transalvador promoveu outra campanha de massa voltada aos motociclistas, com vídeo em TVs, outdoors, mega painéis e abordagens educativas nas faixas de pedestres. Aliado às campanhas de mídia de massa, a autarquia municipal de trânsito mantém permanentemente o programa Vivo na Moto, que visa promover ações durante todo o ano focadas nos condutores de motos. Dentro deste projeto, a Transalvador realiza palestras, distribuição de materiais educativos, encontros com grupos de motociclistas e rodas de conversas.