Salvador entra no clima do Dia das Crianças

No próximo sábado (12) é comemorado o Dia das Crianças e uma série de atividades estão sendo realizadas na cidade, com apoio da Prefeitura do Salvador. Uma delas é a promoção da Fundação Gregório de Matos (FGM), em parceria com a produção da peça “Jair e Vicentino: como tudo começou”, que está sendo realizada na página da Prefeitura no Facebook.

Para participar, os usuários devem mandar até às 18h desta sexta-feira (11) uma foto legal do filho ou filha para o e-mail salvadornaweb@salvador.ba.gov.br. O autor da imagem vencedora ganhará quatro ingressos para a comédia sobre a rivalidade entre as torcidas de Bahia e Vitória, para curtir com as crianças no sábado (12).

Desenhos – No clima do mês das crianças, a Transalvador abriu esta semana as inscrições para o Concurso de Desenhos Infantis sobre Educação para o Trânsito. A ficha de participação está disponível para impressão no site do órgão (www.transalvador.ba.gov.br) até o dia 25 de outubro. A criança que ficar em 1º lugar ganha um vídeo game Nitendo DS. Já para o 2º colocado o prêmio é uma bicicleta de aro 25. O candidato que ficar em 3º leva um voucher no valor de R$ 150 para brincar no Playland.

Podem participar os estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas, que cursem o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, inscritos pelas próprias unidades de ensino. O edital com o regulamento completo foi publicado no Diário Oficial do Município da quarta-feira (9) e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2109-3782.

O evento conta com a parceria da Federação Nacional das Associações do Detran (Fenasdetran), Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), CF Comunicação/CF Engenharia e Seguradora Porto Seguro.

Mobilização – No próximo sábado (12), os soteropolitanos estarão envolvidos em mais um evento que marca as mobilizações em prol do mês da criança. Este, em especial, organizado por crianças, famílias e educadores em parceria com a Rede SOLARE Brasil, vai acontecer, às 9h, na Praça do Campo Grande. Participam da iniciativa os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) Almir Oliveira e Cid Passos.

Será formado um tapete com os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança. O momento também será marcado por jogos e brincadeiras, além de apresentações culturais protagonizadas pelas crianças.

Oficina – Na Casa do Benin, no Pelourinho, está sendo realizado o projeto Aprender Mais – Ano III: Museando com o Samba de Roda e o Benin. A atividade conta com oficinas de samba de roda e contação de histórias, com foco na historicidade, memória e preservação do Patrimônio do Samba de Roda, histórias do universo da cultura afro brasileira, indígena e da cultura do Benin.

As aulas gratuitas são voltadas para estudantes da rede municipal situadas na região do Centro Antigo e de outras comunidades. A iniciativa, promovida pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) com apoio da Fundação Gregório de Matos (FGM), foi iniciada no dia 2 e os próximos encontros acontecem nesta sexta-feira (10) e nos dias 17 e 31, das 14 às 18h.

Brinquedoteca – A Unidade de Saúde São Judas, no Distrito Sanitário da Liberdade, inaugurou a brinquedoteca em comemoração ao Dia das Crianças. Agora, os menores contam com um espaço exclusivo onde poderão aguardar pelo atendimento de forma descontraída. Além de ser um espaço lúdico, a brinquedoteca também contará com edições de diversos livros infantis, incentivando o hábito da leitura e, consequentemente, ampliado a cultura e aprendizado dos pequenos.