Salvador ganha árvore de Natal sustentável com 27 mil garrafas pet

A Prefeitura entregou à população, na noite desta terça-feira (23), uma mega árvore de Natal Sustentável com 22 metros de altura e construída com 27 mil garrafas pet, na Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda. Desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o monumento foi entregue com as presenças do prefeito Bruno Reis, do presidente da Limpurb, Omar Gordilho, e demais autoridades.

A obra de arte superou a árvore montada na primeira edição do Natal Sustentável, realizado em 2019, no qual a árvore foi confeccionada com 21 metros de altura e 22 mil garrafas pet. A expectativa é que Salvador possa conquistar mais uma vez o título de maior árvore de natal feita com material reciclado no país, concedido pelo Rank Brasil – sistema de homologação de recordes brasileiro que atua desde 1999.

O prefeito ressaltou que a árvore sustentável chama a atenção das pessoas para dois importantes elementos: a esperança e a importância da preservação do meio ambiente. “Nesse período em que estamos enfrentando os efeitos das mudanças climáticas, essa iniciativa alerta a população para a necessidade de cuidar do planeta e, claro, transformar um material que seria jogado no lixo em uma bela obra como essa, dentro do clima de renovação que o Natal traz”, disse Bruno Reis.

Na ocasião, foi lançada a primeira edição do “Transportando esperança”. O projeto conta com oito caminhões compactadores iluminados e sonoros que vão percorrer as principais ruas e avenidas da capital transportando alegria e espalhando o espírito natalino.

O turista carioca Alcides Lira, 77 anos, aproveitou para apreciar a árvore e parabenizou a cidade por ressignificar as garrafas pet as transformando em arte. “Vejo que vocês estão atentos a este grande problema mundial que é a questão ambiental. Isso é simbólico para mim. Essas garrafas poderiam estar poluindo o ambiente, levando anos para se decompor, mas foram reaproveitadas com uma estética bonita”, afirmou.

Planejamento – Para a construção da árvore sustentável foram reaproveitadas garrafas utilizadas em árvores de anos anteriores, além de novas garrafas arrecadadas no mês de setembro, quando foram realizadas diversas ações para celebrar o Dia Mundial da Limpeza – Clean Up Day.

Quatro pontos de entrega fixos também foram instalados nos supermercados Rede Mix, localizados em Paripe e Itapuã, no Shopping da Bahia e no Shopping Itaigara. As secretarias da Prefeitura e as empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana, Sotero Ambiental e Ecosal, também aderiram à iniciativa e mobilizaram seus colaboradores para arrecadar as garrafas pet e demais materiais necessários.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a árvore sustentável pretende levar a mensagem aos soteropolitanos de que é possível minimizar o impacto dos resíduos que geramos no meio ambiente. “A Limpurb está trazendo esse clima natalino e de responsabilidade ambiental e social para que as pessoas entendam que pode haver a reutilização dos resíduos. A reciclagem é um recurso que pode promover essa redução e melhorar ainda mais o meio ambiente”, finalizou.