Salvador ganha Centro do Empreendedor Municipal

Microempreendedores individuais e micro e pequenos empresários passaram a contar com uma importante estrutura de apoio, com a inauguração do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), inaugurado nesta quinta-feira (27). O serviço, oferecido pela Prefeitura do Salvador por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), passa a atuar nas áreas de apoio à formalização, capacitação, financiamento e fomento/apoio de pequenos negócios e funciona no J.J. Center, na Baixa dos Sapateiros.

LOCALCEM2803

“A gente pretende, com o CEM, dobrar o número de empreendedores formalizados a cada ano, além de promover capacitação e qualificação. O centro está localizado em um lugar estratégico, que é a Baixa dos Sapateiros, e isso é importante para a nossa cidade, que é pobre e que tem uma grande economia fortalecida ou embasada na microeconomia, em um empreendedor de baixa renda”, ressaltou o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani.

INAUGURACAO2803

O superintendente regional do Sebrae-BA, Edival Passos, ressalta a importância do centro para uma cidade como Salvador. “O CEM é uma excelente iniciativa da Prefeitura no sentido de estimular nas pessoas que a sua criatividade pode ser desdobrada em uma atividade econômica capaz de gerar renda. Além disso, não vê apenas o emprego formal como saída para a solução das pessoas. Em toda a Região Metropolitana, asseguro que não há uma estrutura como essa e estamos felizes em o Sebrae participar dessa iniciativa”, ressaltou Passos, acrescentando ainda que a capital baiana possui mais de 86 mil microempreendedores individuais formalizados, ocupando a terceira posição no ranking nacional.

CEM2803

O diretor do J. J. Center, João Felipe Dias, destacou a satisfação em poder apoiar uma iniciativa como o CEM. “É uma oportunidade clara de desenvolvimento de empregos na região da Baixa dos Sapateiros, por exemplo, que já está se configurando como uma área renovada de comércio na cidade”. Por sua vez, o prefeito ACM Neto vê o CEM como uma oportunidade de Salvador deixar de ser a capital da informalidade. “Espero que a estrutura seja uma incubadora e que, tendo sucesso, possa ser multiplicada em outros pontos da cidade, promovendo não apenas fomento como qualificação de mão de obra”, finalizou.

Pronatec – O primeiro passo do CEM já foi dado, com a matrícula para as 1,3 mil vagas do curso de inglês do Pronatec-Copa, oferecido pelo governo federal com intermediação da Prefeitura do Salvador. A proposta do centro é articular várias outras capacitações. A partir desta quinta-feira (27), o novo serviço passa a formalizar – criando o CNPJ – o microempreendedor individual, que é o profissional com faturamento de até R$60 mil anuais. O Sebrae, um dos parceiros do projeto, tem um balcão instalado no local.

Dentre as ações previstas estão a instalação da RedeSim, que reúne órgãos federais, estaduais e municipais, um site e o Mapa do Empreendedor, em desenvolvimento pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), com dados estatísticos sobre o setor.