Salvador ganha novo Centro de Reintegração Social

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), entregou na tarde de sexta-feira (28) o novo Centro de Reintegração Social. A unidade de acolhimento institucional para pessoas adultas em situação de rua está localizado no bairro de Pau da Lima, na Avenida Aliomar Baleeiro, s/n, Granjas Rurais Presidente Vargas.

INAUGURACAOPOP

Na cerimônia, o prefeito ACM Neto destacou mais um presente que Salvador recebe na semana do aniversário. “Nessa comemoração, é legal oferecermos presentes que marcam a vida das pessoas. Esse espaço tem sabor especial para mim, já que a nossa cidade será marcada pela pobreza e desigualdade social. Vejo pessoas apontarem para moradores de rua sem motivos que o levaram a esta situação. Passou da hora da Prefeitura estender a mão a essas pessoas e vamos buscar oferecer acolhimento e tratamento a eles de forma humanizada”, afirmou.

Neste primeiro momento, a unidade receberá 50 pessoas, atendendo assim a demanda dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas-Pop). O centro vai ofertar atendimento temporário, garantindo condições de estadia, convívio e endereço de referência para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, negligência, violência e ruptura de vínculos, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

02INAUGURACAOPOP

Os usuários do serviço serão acompanhados por equipes multidisciplinares, formadas por assistentes e educadores sociais, que vai promover atividades culturais e sociais com o objetivo de promover a reinserção social, comunitária e familiar de pessoas em situação de rua. Os cidadãos atendidos também serão encaminhados para inscrição em projetos e benefícios socioassistenciais e retirada de documentação oficial, a exemplo da carteira de identidade.

O serviço ainda vai promover o acesso dos usuários à rede de qualificação e requalificação profissional, com vistas à inclusão produtiva e o desenvolvimento de autonomia financeira para garantir o desenvolvimento dos indivíduos. “A proposta é de que em três meses essas pessoas possam ter encaminhamento devido. A estrutura conta com quartos individuais com banheiro e ar condicionado, dando mais dignidade a essas pessoas para que possam retornar à sociedade”, destacou o secretário da Semps, Maurício Trindade.