Salvador ganha primeira ciclofaixa no Dia Mundial sem Carro

Salvador já conta com a primeira ciclofaixa, entre o Campo Grande e o Centro Histórico. Totalmente sinalizada e segura, a ciclofaixa vai funcionar sempre aos domingos e feriados, das 7h às 16h, numa operação montada pela empresa Serttel, parceria da Prefeitura no Movimento Salvador Vai de Bike assim como o Banco Itaú, e agentes da Transalvador e Guarda Municipal. O prefeito ACM Neto inaugurou oficialmente o circuito, no último domingo (22), e deu uma volta em uma das bicicletas compartilhadas ao lado de secretários, vereadores, colaboradores e da população em geral, que, mesmo com chuva, fez questão de participar desse importante momento da cidade.

VAIDIBIKE2309

“Esse projeto vai ampliar as alternativas de lazer e locomoção em Salvador. Turistas e soteropolitanos vão poder desfrutar da cidade de uma outra forma. Vão poder, nesse circuito, revisitar o patrimônio histórico, a beleza dessa parte de Salvador. Em breve, vamos inaugurar também a ciclofaixa da orla e, até o final do ano, várias outras, além de investir na ampliação e requalificação de ciclovias”, afirmou o prefeito ACM Neto, em entrevista à imprensa.

Da parte da Prefeitura, a operação da ciclofaixa contou com o apoio de oito agentes da Transalvador e 60 guardas municipais, além de veículos e equipamentos. A Serttel é a empresa responsável por operar o circuito, disponibilizando cones e outros equipamentos, a exemplo de placas, bem como pessoal responsável pela sinalização. O único problema registrado e evitado pela Guarda Municipal foi a tentativa de roubo de cones, no início da manhã. A Prefeitura vai investir, a partir desta semana, em campanhas de conscientização sobre a convivência com os ciclistas na cidade.

Compartilhamento – Quem não tem bicicleta também pode desfrutar das ciclofaixas. As estações de compartilhamento começaram a funcionar neste domingo. No início, são cinco, cada uma dispondo de dez bicicletas laranjinhas. As primeiras cinco estações ficam na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. Até o final do ano, serão 40 estações de compartilhamento em vários pontos da cidade, do Comércio à Orla Atlântica, onde a Prefeitura também vai recuperar as ciclovias.

Para utilizar as bicicletas, é preciso fazer um cadastro no site www.bikesalvador.com e pagar uma taxa de adesão de R$10. Até a manhã deste domingo, 1.545 pessoas havia se inscrito no site. O cadastro pode ser feito ainda via aplicativo de celular. A adesão ao serviço vale por 12 meses, e não há a cobrança de tarifas diárias ou mensais, ao contrário do que ocorre em outras capitais onde o projeto foi implantado também pela Serttel e Itaú. O usuário só paga algum valor extra se ultrapassar o tempo de 45 minutos utilizando a bicicleta (R$5 a cada meia hora). É preciso ter cartão de crédito. As estações irão funcionar diariamente.