Salvador ganha Primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil

O prefeito ACM Neto, o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram nesta sexta-feira (24), em Nazaré, a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Salvador. Denominada Casa da Ladeira, a nova unidade vai oferecer acolhimento voluntário e cuidados especializados para crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar.

O novo espaço, que funciona na Ladeira da Fonte Nova, nº6, tem caráter residencial transitório e capacidade para acolher dez jovens na faixa etária entre 10 e 18 anos incompletos e com histórico de abuso de substâncias psicoativas. Os pacientes serão encaminhados conforme indicação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência e poderão ficar até seis meses para manter a estabilidade clínica, controlar a abstinência e reduzir as situações de vulnerabilidade social e familiar.

O prefeito ACM Neto afirmou, em seu discurso, que a unidade para assistência às crianças e jovens com dependência química está alinhada com uma política de prevenção a esse problema, com o fortalecimento da educação em tempo integral. “Todas as escolas construídas a partir de agora no município terão educação em tempo integral. Construiremos seis Centros de Educação Integral nas regiões de Cajazeiras, Subúrbio, Liberdade, Pau da Lima, Bairro da Paz e Pirajá e, dessa forma, retiramos jovens das ruas. Isso demonstra que nosso governo tem preocupação com o futuro”, afirmou.

O funcionamento da unidade, que será administrada por uma equipe multiprofissional da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, será em regime 24 horas durante os sete dias da semana. De acordo com o secretário José Antônio Rodrigues Alves, o local serve como uma casa onde a criança ou jovem se sente acolhido e recebe as condições necessárias para inserção social. “Durante os seis meses em que a criança ou jovem ficar aqui, será procurada sua base familiar para evitar que retorne ao uso de drogas. Essas pessoas têm, portanto, a garantia de apoio do nosso governo”, observou o secretário.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Sá Menezes, destacou que a parceria com a Prefeitura amplia assistência aos jovens. “Colocamos a reconhecida expertise de nossa secular instituição, em especial na área de assistência aos mais necessitados, de modo a contribuir com o sucesso dessa iniciativa de amplo alcance social e que tem como um de seus diferenciais um projeto terapêutico individualizado, que agrega a atuação de uma equipe multiprofissional, experiente e articulada com a rede de atenção básica. Essa parceria contribui para minorarmos esse problema”, pontuou o provedor.