Salvador ganhará mais três Creas durante a semana

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), entregará esta semana à população três importantes unidades de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) serão inaugurados na quinta-feira (21), às 10h, em Fazenda Coutos, e na sexta-feira (22), também às 10h, na Sete Postas. Já o Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas POP), que funcionará na região da Fonte Nova, será entregue na quinta-feira (21), às 15h.

As unidades do Creas funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. A unidade de Fazenda Coutos 3 está localizada no Eixo 36, quadra 23, 4ª etapa. O Creas da Sete Portas funcionará na Rua Djalma Dutra, 128. Por sua vez, o Creas Pop Fonte Nova será instalado na Ladeira do Desterro, s/nº no bairro de Nazaré.

Nos Creas serão oferecidos atendimentos especializados e continuados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráficos de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto). Nessas unidades, as pessoas contarão com o atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por educadores sociais, psicólogos, advogados e assistentes sociais, capacitados para realizar os atendimentos e promover os encaminhamentos necessários. A intenção é fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos atendidos.

O Creas POP da Fonte Nova faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas em Salvador, e ofertará serviço especializado a pessoas em situação de rua. O serviço tem o objetivo de convencer estes indivíduos a deixar a situação de vulnerabilidade social e buscar as oportunidades de desenvolvimento social e econômico, aproveitando as alternativas oferecidas pela Prefeitura.

De acordo com o secretário da Semps, Mauricio Trindade, cada unidade poderá atender até 80 pessoas diariamente. Até o fim do ano, serão inaugurados mais três Creas e três Creas Pop, o que possibilitará a ampliação da capacidade de atendimento das pessoas que sofrem violação de direitos ou em situação de risco social.