Salvador ganhará projetos de estruturação em diversas áreas

A capital baiana deverá receber projetos que vão beneficiar a população em diversas áreas, como saúde, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e cidadania. A iniciativa será possibilitada através de um termo de cooperação, com duração de dois anos, assinado ontem (22) pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor de Operações da Unifacs, professor Judson Lopes, representando o presidente da universidade, Marcelo Henrike.

PROJETO2310

Na ocasião, o chanceler da instituição, Manoel Joaquim de Barros Sobrinho, ressaltou que a gestão atual da Prefeitura está sendo uma gestão universitária e que a intenção da Unifacs é fazer de Salvador uma cidade mais bonita e organizada. “Queremos uma convivência melhor em todos os espaços, que reflita o espírito do baiano: alegre como o maior Carnaval do Brasil”, destacou Barros Sobrinho.

Os 12 projetos preparados por alunos de mestrado e doutorado dos mais diversos cursos, de Arquitetura e Urbanismo à área da saúde, foram apresentados durante a cerimônia. Além do corpo docente e discente da instituição universitária, titulares dos órgãos municipais estiveram presentes para que tivessem acesso às informações e, assim, reforçassem o compromisso da Prefeitura no auxílio ao desenvolvimento desses projetos.

De acordo com o prefeito ACM Neto, os desafios de Salvador não podem ser enfrentados apenas pelo poder público. “É necessária também a participação de todos, inclusive das universidades, na construção da cidade. A Prefeitura começa a gestão com o pé direito, ao assinar esse termo de cooperação com a Unifacs”.

Iniciativas municipais – O prefeito aproveitou para lembrar que foram dados importantes passos este ano, como a apresentação do Planejamento Estratégico da Prefeitura, que estabelece metas e permite ao cidadão saber o que a gestão fará na cidade até 2016, além da requalificação da Orla e das praças, a implantação do programa Salvador Vai de Bike e os investimentos em mobilidade, a exemplo da construção do corredor exclusivo de ônibus Lapa-LIP e as mudanças no tráfego da cidade.

Também foram apontados o conjunto de intervenções no Centro Histórico, a licitação que será lançada em breve para recuperação do bairro do Rio Vermelho, as ações para prevenção à violência em Salvador e garantia de acessibilidade nos equipamentos públicos. Além disso, o secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, ficou responsável pelo estudo da criação de uma Universidade Corporativa na administração municipal.

Sobre o PDDU e Louos, legislações referentes ao uso do solo na cidade, o prefeito ACM Neto destacou que o governo atual está tentando superar o problema, com a criação de um grupo específico para analisar os documentos. Já foram realizadas duas reuniões para a formulação de um novo plano, que contará com um amplo debate da sociedade. “Vamos desenvolver o projeto Salvador 500 Anos, que eleverá o status de uma das maiores cidades do país”, salientou.

Projetos – Entre os projetos em desenvolvimento pela Unifacs estão o reforço escolar oferecido por alunos da instituição superior nas unidades de ensino da rede pública municipal; o que prevê a intervenção em pontos de ônibus para oferecer informações turísticas, históricas e na área da mobilidade em vários bairros da cidade; propostas na área da acessibilidade no Rio Vermelho; ações de combate à hanseníase; escritório público de arquitetura e urbanismo para construção de habitações populares; e soluções para melhorar a segurança e a atuação da Guarda Municipal em espaços públicos.