Salvador inicia 4ª dose contra Covid-19 para pessoas 50+ e trabalhadores da saúde

A vacinação com a 4ª dose contra a Covid-19 na capital baiana avançou para mais dois públicos nesta sexta-feira (10): pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde com idade igual ou superior a 18 anos. Desde as primeiras horas da estratégia, os postos municipais registraram grande movimento das pessoas que foram buscar a segunda dose de reforço contra o coronavírus.

No momento em que recebia o imunizante, a professora Fátima dos Santos, de 50 anos, destacou a segurança de curtir o São João com o esquema vacinal completo. “É muito bom estar imune a essa doença que fez tanto estrago nas vidas das pessoas. Para termos uma vida normal é extremamente importante que as pessoas se vacinem. Infelizmente, o vírus ainda existe, não podemos vacilar e a melhor forma de estarmos seguros é tomando a vacina”, alertou.

A comunicóloga Andrea Novaes, de 52 anos, afirmou que estar imunizado é a melhor forma de manter a pandemia controlada. “A gente tem provas concretas de que a vacina salva vidas. Na véspera dos festejos juninos, eu acho que é de extrema importância que as pessoas se conscientizem e venham se vacinar. Indico que todo mundo que esteja elegível procure um posto de saúde. Dessa forma, vamos nos livrar da Covid”, pontuou.

Para atender a este público e, também, para as demais pessoas que precisam tomar a 1ª, 2ª e 3ª doses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma megaestrutura, com postos fixos e três drive-thrus, que funciona até este sábado (10), Dia D da Vacinação.

Para o titular da SMS, Decio Martins, mesmo com o leve aumento de casos no país, a vacina tem ajudado a evitar internações. “Por isso, pedimos que a população compareça aos postos e complete o seu esquema vacinal. Assim, continuaremos a vencer a pandemia”.

Atualmente, existem em Salvador 933 casos ativos de Covid-19, com ocupação de 14% de leitos clínicos e 25% de UTI para adultos. De acordo com a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis e coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos, a vacinação é um fator determinante para manter a doença sob controle.

“A dose de reforço é uma forma de fazer um lembrete para o sistema imune e manter o corpo protegido. Para isso, é feita uma análise entre o tempo de intervalo entre as doses e a necessidade de reforços, para que a gente mantenha o nosso corpo vigilante e atento”, afirmou.