Salvador inicia ano letivo para alunos do Pronatec

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) está realizando nesta terça-feira (28), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, aula inaugural que marca o inicio do ano letivo para os alunos dos cursos de qualificação profissional promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No evento, serão entregues placas comemorativas às entidades parceiras, que são Senac, Senai e IFBA, que promovem os cursos na capital baiana.

Para o ano de 2014, foram matriculados 13.514 alunos no programa, deixando a cidade de Salvador na frente de capitais como Maceió, Porto Velho, São Luis e Porto Alegre no ranking de inscritos. Os alunos matriculados são beneficiários dos programas Bolsa Família e do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico).

De acordo com o secretário da SEMPS, Mauricio Trindade, os cursos mais procurados foram de operador de computador, recepcionista em serviços de saúde, camareira em meios de hospedagem, eletricista instalador predial de baixa tensão, operador de editoração eletrônica, recepcionista, costureiro industrial de vestuário, cuidador de idosos e auxiliar de cozinha, sendo que 70% dos alunos matriculados são mulheres que já concluíram o ensino médio.