Salvador inicia campanha de mobilização contra o Aedes nesta quinta (18)

A partir de quinta-feira (18), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a campanha de mobilização contra o Aedes aegypti. Até abril próximo, as equipes estarão nas ruas às quintas e sextas-feiras, às 8h, visitando pontos estratégicos para combater a proliferação do mosquito.

Entre janeiro e março deste ano, a SMS notificou 99 casos de dengue, 58 de chikugunya e 18 de zika. O trabalho preventivo é resultado do monitoramento do Aedes na capital. De acordo com a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, o mês de março é historicamente pontuado por um aumento do número de ocorrências das doenças transmitidas pelo mosquito na cidade.

“Fecharemos o cerco ao Aedes com a eliminação de focos em diversas áreas da capital, reforçando a necessidade de cada cidadão também contribuir com o trabalho dos agentes de saúde, só que dentro das próprias casas. Para isso, é necessário que as pessoas mantenham boas práticas, como vasos limpos e evitando acumulação de entulho, por exemplo”, explicou Cristina.

Cronograma – Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), as inspeções serão realizadas em cemitérios, templos religiosos, borracharias, pontos de reciclagem e imóveis acumuladores. Na próxima semana, dias 25 e 26 de março, é a vez de praças públicas, bocas de lobo e instituições de saúde como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e clínicas.

Nos dias 1º e 2 de abril, as inspeções acontecem em instituições de ensino municipais, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Nos dias 8 e 9 de abril, as equipes estarão em inspeções em hotéis, pontos turísticos e ação em imóveis de acumuladores em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Os mercados municipais, feiras livres, parques e estações de transbordo serão vistoriados nos dias 15 e 16 de abril. Nos dias 22 e 23 de abril, as ações ocorrerão em órgãos públicos e em instituições de ensino.