Salvador inicia campanha de prevenção à hanseníase

Cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, na Avenida ACM

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, até 9 de setembro, a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase e Geohelmintíases – parasitas intestinais conhecidos como lombrigas que causam anemia, dor abdominal e diarreia. A abertura será marcada por uma solenidade nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, no Auditório Raimundo Perazzo do Centro de Atenção à Saúde José Maria de Magalhães Neto, na Avenida ACM.

Por meio da ação, será possível fazer a detecção precoce das doenças, o que possibilita o tratamento rápido e eficaz dos agravos. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e tratamento.

As atividades incluem ainda mobilização e orientações para os professores e alunos, subsidiadas por materiais educativos e palestras ministradas por profissionais de saúde. A campanha conta com a parceria do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Hanseníase– A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa, crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam. Elas causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

O município de Salvador registrou entre janeiro e julho de 2012, 332 casos de hanseníase. No mesmo período deste ano, houve uma redução de 64,5%, com 118 casos notificados.

Geohelmintíases– Constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são conhecidos popularmente por verminose. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).