Salvador inicia programação pela Semana Nacional de Redução de Desastres 2021

A capital baiana promove, até sexta-feira (8), uma programação especial pela Semana Nacional de Redução de Desastres 2021. Realizadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as atividades são transmitidas por videoconferência, através da plataforma Zoom, e tiveram início nesta segunda-feira (4), para discutir o tema “Defesa Civil – novas estratégias em ano de pandemia”. O objetivo do evento é ampliar a percepção de risco da população, mediante a adoção de práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco.

Na abertura, ocorrida pela manhã, o prefeito Bruno Reis declarou, em mensagem, que os investimentos em redução de risco é uma das prioridades da atual gestão. “Estamos certos, enquanto gestores, que fizemos o melhor para salvar vidas e reduzir os riscos para a população de Salvador”, declarou.

Durante a palestra inaugural, a vice-prefeita Ana Paula Matos traçou um paralelo entre o ano de 2015, quando ocorreram perdas de vidas em função das fortes chuvas, e o ano de 2020, o mais chuvoso dos últimos 36 anos em Salvador, para ressaltar o salto qualitativo de gestão implantado na Codesal.

“Os acontecimentos de 2015 foram um marco para a transformação da gestão da Codesal, que recebeu investimentos que a qualificaram para preservar vidas nas áreas de risco, como ocorreu em 2020 e 2021, apesar da pandemia e das incertezas climáticas”, destacou. Dentre os investimentos, pontuados pela gestora, estão a implantação de tecnologias como o Sistema de Alerta e Alarme e o envolvimento da população, em iniciativas como os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs e Nupdecs Mirins.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu à colaboração dos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). “Esses resultados atingem o principal objetivo de nossa missão que é o de preservar vidas, e que se configuram em um atestado de vitória da Prefeitura”.

Demais atividades – Em seguida, foi apresentada a palestra com o tema “Resíduos – Realidades e desafios”. Estiveram presentes o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Omar Gordilho, e o diretor de Manutenção de Infraestrutura Urbana da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos.

No período da tarde, foi realizada visita técnica com profissionais da Prefeitura, tendo como abordagem “Geomanta – Ferramenta utilizada na prevenção de acidentes”. A apresentação ficou a cargo do subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino, e pelos engenheiros da Codesal, Danilo Alves, Eduardo Santana e Otto Moutinho.

O recurso tecnológico permite a proteção de encostas, levando maior tranquilidade aos que vivem em taludes. Até agora já foram aplicadas 210 geomantas em áreas de risco deixando as cidades mais preparada para os instantes chuvosos e reduzindo os deslizamentos e desabamentos.