Logo Prefeitura de Salvador

Salvador investe na atração de eventos de tecnologia e inovação

Uma das dez cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking do Connected Smart Cities divulgado este mês, Salvador tem se fortalecido cada vez mais em inovação e tecnologia, após uma série de investimentos empregados pela Prefeitura. Os avanços alcançados nessa área têm refletido na atração de grandes eventos voltados para este segmento na cidade, estimulando o ambiente de negócios e aquecendo a economia local. 

De 3 a 5 de novembro, por exemplo, a capital baiana sediará a quarta edição da e-Agro, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. Mais 100 empresas do setor se preparam para expor o que há de mais moderno em maquinário, drones, softwares e insumos que otimizam a produção agropecuária, atraindo produtores rurais da Bahia e de estados vizinhos. 

A organização calcula movimentar, nos três dias de evento, pelo menos R$50 milhões, além de gerar 500 postos de trabalho temporários. As inscrições seguem abertas no site www.eagrodigital.com.br . 

“Esse é mais um evento que a Prefeitura de Salvador decide apoiar. O objetivo da administração municipal é fazer com que a cidade se torne roteiro de negócios inovadores, com esforços para calendarizar grandes atividades como a e-Agro 2022”, destaca o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban. 

A feira será palco de grandes negócios, reunindo as principais instituições financeiras que atuam com crédito rural, tais como Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que disponibilizam linhas de financiamento específicas para a aquisição de equipamentos, veículos e tecnologias ligadas ao setor agropecuário. 

Avanços – As implantações do Hub Salvador e Doca 1, no Comércio, assim como o Espaço Colabore, no Itaigara, demonstram alguns dos avanços que Salvador tem dado, para desenvolver o ecossistema de negócios e projetos inovadores na cidade. Empreendedores, empresas e startups que se instalam no Hub contam com um ambiente de networking, para parcerias e novos contratos, troca de ideias, otimização de processos e gestão de equipes.  

Já o Doca 1 fomenta a cadeia produtiva criativa local, incentivando novos talentos, promovendo a qualificação de mão de obra e aproximando empresas e trabalhadores, envolvidos com o capital intelectual, criativo e inovador.  O Colabore, por sua vez, é o primeiro coworking público para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que possuam soluções de impacto social para a cidade. 

Cidade inteligente – Salvador já possui um Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) que define linhas de política pública para esta área nos próximos 30 anos. A iniciativa prevê mais inclusão digital na cidade, a partir da instalação de 800 km de infovia de fibra ótica, que conectará prédios da Prefeitura, escolas e unidades de saúde, praças e espaços públicos, por meio de wi-fi gratuito para a população. A medida também permitirá que a gestão tome as melhores decisões, através de dados, na prestação de serviços municipais à população. 

Durante o ano, a Prefeitura da capital baiana apoiou diversos eventos de fomento à tecnologia. No início deste mês, a cidade sediou o Vemob, maior evento sobre mobilidade de veículos elétricos e inovações tecnológicas do Nordeste. 

A extensa na lista de eventos captados nos últimos meses incluiu a realização do IT Forum, que atraiu 1,2 mil participantes, a maioria empresários, CEOs e CIOs do segmento tecnológico, assim como o First Lego League (FLL), competição internacional de robótica, voltada para jovens de 9 a 16 anos.  

Salvador recebeu ainda a primeira etapa regional da Game Jam Plus (GJ+), uma maratona internacional de desenvolvimento de jogos; o Nasa Talks, evento de estímulo ao ecossistema de inovação em Salvador, trazendo conhecimentos práticos do que já é aplicado nos EUA, entre diversas outras atividades.

Criado: 21 Outubro 2022

Skip to content