Salvador no Grau avança em diversos pontos da cidade

As obras realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), dentro do programa Salvador no Grau, estão em pleno vapor. Neste momento, está sendo executado o reparo do pavimento das ciclovias situadas nos trechos que vão de Itapuã ao Jardim de Alah e da Barra até Amaralina. O próximo passo será a pintura dessas vias destinadas aos ciclistas. Na praia da Paciência, no Rio Vermelho, está sendo requalificada toda a balaustrada.

Na região do Subúrbio, a orla de Tubarão e São Tomé de Paripe passam por manutenção da rede de drenagem e recuperação do piso intertravado. A manutenção da rede de drenagem é realizada também na orla de São João do Cabrito e em breve ocorrerá em toda a orla marítima da cidade. Além disso, a escadaria que dá acesso à praia de Tubarão está sendo recuperada. Na orla Atlântica, a zeladoria compreende também a poda de árvores na Barra e Ribeira, bem como a remoção de pichações na Arena Aquática da Pituba.

Antes mesmo do lançamento do programa, o órgão deu início à limpeza de coqueiros na orla marítima, atendendo trechos como a Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alah, Boca do Rio, Plataforma, Piatã, Itapuã e Ribeira. A limpeza foi iniciada em setembro e a previsão é de que o trabalho esteja concluído até dezembro. Aproximadamente, quatro mil coqueiros devem passar por limpeza em toda a orla, proporcionando, além de um melhor visual, a segurança das pessoas que transitam pelos passeios e praias, já que são retirados os frutos e as palhas secas.

De acordo com o titular da Seman, Luciano Sandes, a ação contribui para a retomada das atividades na capital baiana, resultado da redução do número de casos da Covid-19 e o avanço da vacinação na cidade. “Estamos num processo de retomada, momento em que os estabelecimentos comerciais voltaram a ser abertos e os eventos com maior número de pessoas começaram a ser liberados. A cidade está começando a receber turistas, no centro e na orla marítima, e nada mais justo que a gente dê um grau, um upgrade, em Salvador”, afirmou.

Serviços – Dentro do Salvador no Grau, a Secretaria de Manutenção da Cidade tem promovido a poda de árvores em áreas públicas; manutenção de guarda-corpo e corrimão (inox, aço galvanizado, ferro fundido, concreto e eucalipto); manutenção e recuperação de calçamentos e passeios públicos (intertravado, pedra portuguesa, concreto, placas de granito, entre outros); manutenção da malha viária; reparo de ciclovias em concreto e asfalto (CBUQ); pintura de ciclovias; manutenção de mobiliário urbano, de decks em madeira ecológica e das escadarias de acesso à praia; manutenção de dispositivos de microdrenagem (poço de visitas, caixa coletora tipo boca de lobo, galerias, entre outros); desobstrução de rede de drenagem; substituição de grelhas (padrão, concreto, pré-fabricado, ferro fundido, PAD, granito, e grelhas especiais); e manutenção e recuperação de pequenas contenções.

Proposta – Lançado em outubro deste ano, o Programa Salvador no Grau consiste em um pacote de intervenções para a conservação e requalificação de espaços públicos na cidade, com um investimento de cerca de R$43 milhões. A ação envolve, além da Seman, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e a Superintendência Municipal de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável por coordenar o programa.