Logo Prefeitura de Salvador

Salvador participa de encontro nacional sobre cidades inteligentes

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), participa do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021. Na oportunidade, serão apresentados os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 – o estudo indica que a capital baiana figura entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil.

O evento acontece de quarta a sexta-feira (1º a 3) em formatos digital e presencial a partir do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro, que reúne especialistas, entidades, empresas e governos com práticas para o desenvolvimento das cidades e da mobilidade urbana, terá a participação do secretário Samuel Araújo.

O titular da Semit vai ministrar palestra, no formato on-line, na quarta-feira, às 14h, sobre o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). De acordo com Samuel Araújo, o documento, que está em fase de elaboração, permitirá que Salvador tenha uma nova estrutura de conectividade, e assim poder ampliar e facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Plano – O PDTCI definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos. Entre as linhas de ação destaca-se a implantação da infovia municipal, que estabelecerá a rede de conectividade da cidade com a Prefeitura, através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento. Ainda estão previstos o armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, assim como o observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões junto com o poder público da cidade.

Skip to content