Logo Prefeitura de Salvador

Salvador participa de evento mundial sobre efeito estufa nesta quinta (28)

A capital baiana é uma das cidades do mundo participantes do webinar “Como comunidades e cidades podem inventariar emissões e remoções de GEE de florestas e árvores”, promovido pela World Resources Institute (WRI), C40 Cities e ICLEI nesta quinta-feira (28), às 10h. O evento pode ser acompanhado pelo link www.wri.org/events/2022/7/how-communities-and-cities-can-inventory-ghg-emissions-and-removals-forests-and-trees.

O objetivo do encontro é orientar cidades e comunidades de todo o mundo a combater o aquecimento global identificando como as árvores e florestas afetam a emissão e remoção de gases do efeito estufa. Apesar do entusiasmo internacional por soluções climáticas baseadas na natureza, muitos estudos locais não incluíram esses elementos naturais (árvores e florestas) devido à falta de orientação e complexidade para incorporá-los.

Na ocasião, será apresentada uma nova metodologia globalmente padronizada e flexível, para estimar as emissões de gases de efeito estufa e remoções de carbono por florestas e árvores, com base na Protocolo Global atualizado para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Escala Comunitária (GPC). A capital baiana é um dos municípios-piloto da iniciativa, com indicação realizada devido ao engajamento da cidade no Cities4Forests, por já possuir um Inventário de Gases de Efeito Estufa atualizado, e pela liderança em relação ao combate às mudanças climáticas.

A aplicação da metodologia no Brasil foi conduzida ao longo de 2021 pela Especialista em Desenvolvimento Urbano do Programa de Cidades do WRI Brasil, Lara Schmitt Caccia, em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), responsável pelo planejamento e execução das ações ambientais e climáticas do município.

“Ao tomar conhecimento da oportunidade do estudo, Salvador prontamente se engajou e aceitou ser a cidade-piloto. A capital baiana investiu em importantes iniciativas como arborização urbana, gestão dos parques, inventário de emissões de gases de efeito estufa, Plano de Ação Climática e no Plano Municipal da Mata Atlântica. Firmamos ainda a meta e o compromisso de ser carbono zero até 2050”, afirmou a secretária da Secis, Marcelle Moraes.

Skip to content