Salvador passa a integrar conselho do Mercocidades

Salvador deu mais um importante passo no compromisso com a sustentabilidade, ao ser eleita oficialmente para compor o Conselho do Mercocidades – Rede Internacional de Cooperação Integrada. O anúncio foi realizada nesta quinta-feira (1º), durante a 27ª Cúpula do Mercocidades, em Montevidéu, no Uruguai. A iniciativa visa assegurar o crescimento das cidades participantes, garantindo a qualidade de vida com sustentabilidade, através de políticas conjuntas e estimulando o intercâmbio de experiências.

O Conselho do Mercocidades é composto por oito cidades de países da América do Sul, mais os governos locais da Comissão Diretiva e a que exerce a Presidência da Rede. O grupo se reúne cada seis meses, por convocação da Diretoria Executiva ou, extraordinariamente, sempre que seja necessário, por convocação da mesma ou por mais de 50% de seus membros.

A titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, celebrou a participação da capital baiana na iniciativa. “Estamos animados e orgulhosos em sermos parte do Conselho do Mercocidades, que certamente trará para Salvador diversos benefícios. Desde 1995, este grupo consolidado trabalha internacionalmente no desenvolvimento de ações e projetos que dizem respeito à manutenção do meio ambiente e da vida, questões que têm sido abraçadas por Salvador nos últimos anos”.

Funcionamento – As instâncias temáticas do Conselho do Mercocidades difundem experiências exitosas, contribuem à formulação de políticas públicas e promovem investigações. Elas surgem dando resposta à necessidade das cidades membro da Rede de trabalhar em diversas áreas de alta preocupação e interesse.

Atualmente, são 15 Unidades Temáticas, 22 áreas temáticas e sete Grupos e Comissões de Trabalho. Atualmente, o Mercocidades é formado por 364 cidades de dez países do continente (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia), onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.

Criado: 02 Dezembro 2022