Salvador permanece líder em geração de empregos na região Nordeste em 2022

Salvador segue na liderança na região Nordeste em geração de empregos, de acordo com a mais recente pesquisa no mês de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. De acordo com o levantamento divulgado esta semana, foram 5.454 empregos só no mês de agosto e, no acumulado do ano, foram geradas 30.177 novas vagas com carteira assinada.

O aumento foi tão expressivo que, no mês de agosto, a capital baiana ocupou a 4ª posição, ficando atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) quanto ao total de postos formais por meio da CLT em todo o país.

O setor da construção liderou a criação de postos formais em 2022, com 10.228 empregos, seguido da educação (5.246) e saúde (4.560). Em seu conjunto, os setores de informação, comunicação, atividades financeiras e imobiliárias, profissionais e administrativas registraram a criação de 4.058 vagas. Muito embora o resultado do segmento do comércio tenha apresentado saldo negativo no agregado do ano, no mês de agosto, foram criados 424 empregos, o que sinaliza uma recuperação consistente nos meses à frente.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, os números positivos refletem o quanto a Prefeitura vem trabalhando para implementar e articular parcerias com a intenção de atrair parceiros e novos investimentos para a cidade. Segundo ela, estão em curso muitas ações e projetos que visam capacitar mão de obrar, fomentar o empreendedorismo e gerar emprego e renda.

“Importante salientar que, por 20 meses consecutivos, a cidade tem registrado saldos positivos de empregos formais. Temos trabalhado muito em prol da melhoria no ambiente de negócios, para que possa facilitar a geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico para nossa cidade”, frisa a gestora.

Ações – Entre as iniciativas municipais que se destacam desde janeiro de 2021 estão a redução do tempo de abertura de empresas, regulamentação da lei de concessões e melhoria do ambiente de negócios na capital baiana, com a integração da RedeSim, criação de taxa única de eventos, estímulos e incentivos fiscais, extinção da taxa de publicidade de lojistas dentro de empreendimentos comerciais.

Também entram na lista investimentos como o Doca 1, a Cidade da Música da Bahia e programas como o CredSalvador, que oferece acesso fácil de crédito com juros baixos e carência elevada e que já beneficiou quase de 6 mil microempreendedores. A qualificação de mão de obra, seja através dos programas Salvador Tech e pelo Treinar para Empregar, também é destaque – já são mais de 15 mil pessoas qualificadas pelos programas.

Criado: 30 Setembro 2022