Salvador Por Todos entrega cestas básicas a beneficiados

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) entregou, na quinta-feira (19), 601 cestas básicas para os baleiros contemplados pelo programa Salvador por Todos. A ação está sendo realizada de forma gradual, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

Para a baleira Maria Conceição, os alimentos recebidos auxiliarão muito a família neste momento. ”Estou realmente muito precisada, é uma cesta muito farta e vai ajudar demais. Só tenho a agradecer”, comemorou.

O presidente da Associação dos Baleiros, Unibal, Gilson Rodrigues, afirmou que esse momento de entrega é muito importante, principalmente nesse período da pandemia. “Nossa categoria foi bastante afetada com a situação e quero agradecer à Prefeitura por todo apoio”, agradeceu.

“Salvador é a única cidade brasileira que mantém o pagamento do benefício, financiado com recursos próprios e sem interrupções. Agora, com novas regras, estamos disponibilizando cestas básicas de qualidade, de forma a beneficiar as famílias soteropolitanas”, afirmou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Funcionamento – O benefício financeiro foi criado pela Prefeitura em março de 2020, e desde então, vem atenuando os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 para os trabalhadores informais, cadastrados nos órgãos municipais, e que ficaram impossibilitados de trabalhar devido à necessidade de isolamento social.

O programa, a partir do novo decreto 9.588/2021 aprovado pela Câmara de Vereadores em julho deste ano, realiza a entrega dos alimentos para pessoas em situação de rua, ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, feirantes, baleiros, guardadores de carro, recicladores, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo, e outros beneficiários do auxílio, acima de 42 anos. Já o valor de R$270 é pago para os trabalhadores informais e pessoas em situação de vulnerabilidade com idade inferior a 42 anos.