Logo Prefeitura de Salvador

Salvador promove ações de combate ao fumo

Nesta segunda-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data criada em 1986 para incentivar a conscientização contra o uso do cigarro. Em Salvador, como estratégia de prevenção, acolhimento humanizado e acompanhamentos dos casos, a população pode contar com as ações de conscientização promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante todo o ano. 

As atividades seguem as orientações do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo e são promovidas nos postos de saúde, o que tem ajudado centenas de fumantes a seguir com o tratamento para abandonar o vício. O tabagismo pode levar o fumante a desenvolver problemas respiratórios graves, a exemplo da bronquite, enfisema e câncer de pulmão. 

De acordo com Sulamita Oliveira, técnica de Enfrentamento às Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis da SMS, as atividades têm como foco a prevenção. Já o tratamento para quem quer deixar de fumar deve seguir o primeiro passo, que é se inscrever em uma das unidades que oferecem o serviço, portando documento de identificação oficial com foto e o Cartão SUS.  

“Após a inscrição, o paciente passa por uma entrevista para avaliação do interesse em se tratar e também do nível de dependência da nicotina. Isso porque, em alguns casos, além das terapias em grupo, também é indicado o uso de medicamentos. Vencidas essas duas etapas, o paciente começa a fazer as terapias coletivas semanais”, explica. 

Todo o acolhimento necessário é ofertado por um grupo de multiprofissionais qualificados do Município, a exemplo de médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros. Na primeira consulta, o paciente é avaliado quanto ao interesse em abandonar o uso da nicotina, pois a depender do nível de dependência, é utilizado o tratamento com medicamentos específicos, além do acompanhamento terapêutico. 

Redução – Através das campanhas anuais de conscientização nos postos, a SMS tem contribuído para reduzir o índice de fumantes na capital.  Evidência disto é que os moradores da cidade estão fumando cada vez menos em suas casas. Com isso, Salvador apresenta diminuição da exposição dos familiares aos riscos do tabagismo passivo, de modo que o número de fumantes passivos em domicílio caiu de 3,9%, no ano de 2019, para 2,9% em 2021. 

De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, dos 2,9 milhões de habitantes em Salvador, 6,12% eram fumantes, o que representa mais de 177 mil soteropolitanos. Já uma pesquisa concretizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2021, aponta a capital baiana em 23° posição no ranking nacional de fumantes. 

Atendimento – É importante ressaltar os resultados e mudanças positivas que a decisão de deixar de fumar gera à vida. Foi o que aconteceu com a dona de casa Mônica Santos Pereira, de 47 anos, que foi acolhida pela ação do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo (PMCT), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cesar de Araújo, localizada na Boca do Rio. “Por causa do cigarro, eu só tenho sete dentes na boca. Perdi quase todos. Eu não desejo isso para ninguém e peço aos meus filhos que nunca fumem. Hoje me sinto bem, parei de fumar e estou feliz”, celebrou. 

Quem desejar seguir o exemplo de Mônica e parar de fumar pode recorrer ao tratamento por meio do PMCT, que é gratuito, e desenvolvido em 26 Unidades de Saúde de Salvador. Confira a lista: 

– USF do Alto das Pombas 

– USF Ivone Silveira (Calabar) 

– UBS Dr. César de Araújo (Boca do Rio) 

– USF Claudelino Miranda (Resgate) 

– USF Mata Escura 

– USF Calabetão 

– USF Cajazeiras XI 

– UBS Dr. Péricles Esteves Cardoso (Barbalho) 

– USF Joanes Leste (Lobato) 

– USF Prof. Eduardo Mamede (Mussurunga) 

– UBS Dr. Orlando Imbassahy (Bairro da Paz) 

– USF San Martin 

– USF Vale do Cambonas (Sete de Abril) 

– USF Boa Vista do Lobato 

– USF San Martin II 

– USF Deputado Luiz Braga (Pirajá) 

– USF Bom Juá 

– USF Fazenda Grande III 

-USF Ilha Amarela 

-USF Úrsula Catharino (Garcia) 

-UBS Ministro Alkimin (Massaranduba) 

-USF Mussurunga I 

-USF KM 17 (Itapoan) 

-USF Jaqueira do Carneiro (Retiro) 

– Centro de Saúde Mental e Reabilitação Álvaro Rubim de Pinho (Bonfim) 

– UBS Professor Bezerra Lopes (Liberdade)

Criado: 29 Agosto 2022

Skip to content