Logo Prefeitura de Salvador

Salvador realiza vacinação de idosos a partir de 87 anos nesta quarta (10)

Com a mudança na estratégia de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira (10) foi iniciada a imunização de idosos a partir de 87 anos em Salvador. A alteração no cronograma ocorreu após a cidade praticamente esgotar o quantitativo de doses destinadas ao município. Até as 14h45 de hoje, já haviam sido imunizados 1.210 idosos. 

Durante a manhã, o movimento foi tranquilo nos drive-thrus da cidade. No Parque de Exposições, em Itapuã, a procura foi boa, porém sem registro de longas filas como aconteceu em outros dias. De acordo com Efigênia Oliveira, coordenadora da equipe de vacinação da SMS no Parque, o número ontem (9) chegou a 600 imunizados no local e foi preciso pedir reforço no número de doses no decorrer do dia para suprir a demanda.

Esperança – Ainda hoje, havia idosos maiores de 90 anos buscando os drives em companhia de familiares para se imunizar. Foi o caso de dona Célia Maria Soeiro, de 90 anos. O sobrinho, Cristiano Miranda, foi o responsável por levar a tia ao Parque de Exposições. Para ele, a chegada da vacina é sinônimo de esperança de dias melhores para voltar à normalidade. “Ver nossos idosos sendo vacinados é um momento de muita alegria”, disse. 

Dona Célia, que mora no convento Dom Amando, em Jardim Nova Esperança, confessou que tem esperança de voltar a viver normalmente. Ela agradeceu primeiramente à Santa Dulce dos Pobres, com quem trabalhou e foi colega de congregação, pela oportunidade de ser vacinada. “Meu coração está feliz”, declarou. 

Estratégia – Na quinta-feira (11), a campanha contemplará os indivíduos com idade igual ou superior a 86 anos. Na sexta-feira (12), será incorporada a faixa etária igual ou superior a 85 anos. 

Além do Parque de Exposições, a vacinação ocorre em outros três pontos de drive-thru: na Arena Fonte Nova, em Nazaré; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; e no Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos. A imunização também é realizada nos  pontos fixos do 5º Centro Clementino Fraga, nos Barris; na USF em Plataforma; na USF Cajazeiras X e no CSU Pernambués. 

As equipes do Vacina Express seguirão com a estratégia de imunização até a sexta-feira para o público já agendado. A partir desta quarta, só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas no novo cronograma divulgado hoje. O agendamento é realizado através do site: vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br

Skip to content