Salvador realizou cerca de 30 mil ações de poda de árvores em 2021

Ter uma cidade arborizada para promover saúde e bem-estar para os cidadãos exige dedicação contínua da Prefeitura no manejo das árvores. A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), responsável pela poda dos vegetais na capital, contabilizou uma média de 2,5 mil ações deste gênero mensalmente em 2021. O serviço de poda é executado em árvores de tamanhos variados, contemplando também desbaste e limpeza dos coqueiros localizados na extensão da orla de Salvador.

O titular da Seman, Luciano Sandes, destacou que o trabalho integra o pacote de ações preventivas da pasta e possibilita, dentre outros benefícios, segurança à população. “Este trabalho evita a ocorrência de acidentes, com a retirada de galhos e hastes com risco de queda e também com estado fitossanitário ruim, além de outras questões atreladas à segurança, como a melhoria da iluminação pública e melhor visibilidade das placas de trânsito”, detalhou o gestor.

Para dar precisão e celeridade ao trabalho desenvolvido em toda a cidade, a Seman utiliza dois recursos tecnológicos inovadores: o tomógrafo e o penetrógrafo para diagnóstico de sonda e imagem. Os equipamentos servem para avaliar a saúde da arborização urbana, identificando deteriorações dos vegetais e se antecipando em possíveis casos de risco aos cidadãos.

O penetrógrafo é um equipamento usado para o diagnóstico do tronco das árvores que avalia a perda de resistência mecânica do lenho ao analisar a linha de passagem da broca da ferramenta, equipada com sensor. Já o tomógrafo acompanha a tendência de ensaios não destrutivos em árvores e procura identificar deteriorações.

Sandes afirma que, na maioria dos casos, a saúde das árvores pode ser analisada visualmente por um engenheiro ambiental ou técnico especializado. Porém, os equipamentos permitem uma avaliação mais apurada e assertiva, qualificando ainda mais o trabalho executado pelos profissionais. “Os resultados obtidos nestas análises são utilizados para monitorar certas condições de risco, assim podemos adotar medidas adequadas e de forma preventiva”, concluiu.

Solicitação – A população pode solicitar o serviço de manutenção de áreas verdes em vias públicas da cidade através do Fala Salvador, no número 156 ou portal www. falasalvador. ba. gov. br, e ainda presencialmente nas dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro. Também é possível fazer a solicitação pelo aplicativo Fala Salvador.

Após a solicitação, o corpo técnico da Seman, formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos, realiza vistoria para avaliação do serviço a ser realizado. A vistoria ocorre em um prazo de até 45 dias. Para maior eficiência, as podas são executadas com o auxílio de motosserras e motopodas, além de caminhão com caçamba elevatória.