Salvador recebe esquema especial para Festa de Itapuã

Órgãos da Prefeitura estão atuando de forma articulada para assegurar a infraestrutura e realização da tradicional Festa de Itapuã, que acontece nesta quinta-feira (20). Com a Saltur à frente da organização do evento, os órgãos envolvidos são as secretarias municipais de Saúde e Ordem Pública, Guarda Municipal, Limpurb e as superintendências de Trânsito e Transporte (Transalvador) e de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), entre outros.

O objetivo da ação conjunta, que conta ainda com o apoio da Polícia Militar, é garantir o funcionamento de serviços como saúde, segurança, limpeza, iluminação, transporte público e ordenamento do trânsito. Veja a seguir como os órgãos da Prefeitura vão atuar para garantir o sucesso da festa:

Saúde – Os atendimentos médicos durante a Lavagem de Itapuã serão realizados no Pronto Atendimento Hélio Machado (rua da Cacimba, s/n, Itapuã), que fica próximo ao percurso. Para dar o suporte aos atendimentos de urgência, uma Unidade Básica do SAMU 192 ficará estacionada ao lado do posto.

Limpeza – A Limpurb fará a lavagem do bairro de Itapuã para a tradicional festa. Estão no percurso de limpeza as áreas da Praça da Sereia, Rua Eng. Aristides Milton da Silveira e transversais, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua Arnaldo Francelino, o início da Ladeira Ibiama, Travessa Ambuí, parte da Rua Professor Souza Brito, trecho do Calçadão em frente à Praça da Sereia até a Travessa Ambuí e trecho da praia correspondente.

O serviço de limpeza começará a partir das 01h e contará com 120 agentes de limpeza e 17 de lavagem. Ao total, serão utilizados 134 equipamentos, como compactadores, caminhões, carros de apoio, caminhões pipa e ônibus. Além destes, 110 sanitários químicos que estarão no percurso da festa.

Trânsito e transporte – A Transalvador vai promover mudanças no tráfego para a realização da tradicional Festa de Itapuã. Das 7h às 19h de quinta-feira, não será possível transitar na Av. Otávio Mangabeira, a partir da guarita de acesso ao estacionamento Sol Park. A proibição se estende à Praça da Sereia, Av. Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho, e a Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Ibiama, no Abaeté.

Sucom – A publicidade irregular e os problemas com poluição sonora estão no foco dos fiscais da Sucom, a exemplo do que vem acontecendo nas festas populares de Salvador. Todo equipamento de propaganda não autorizada como faixas serão retiradas pelo órgão. No combate à poluição sonora, a Sucom vai contar com o apoio da Polícia Militar. Vale ressaltar que uso de equipamentos com som alto só será permitido até à meia-noite da quinta-feira (dia 20).

Guarda Municipal – Os agentes vão atuar tanto na proteção ao patrimônio e equipamentos públicos como no apoio aos demais órgãos municipais que estarão prestando serviço à população. Sessenta e quatro agentes foram destacados especialmente para dar suporte á Transalvador nas barreiras montadas próximas ás áreas de acesso ao local da festa.

Iluminação – A iluminação essencial para o sucesso do evento já foi assegurada pela Semop, com a instalação de mil metros de gambiarras, 10 projetores de 1.000 watts e 23 de 400 watts.