Salvador recebe maior feira náutica do Norte/Nordeste

A capital baiana é palco da Feira Náutica Barco Show, que busca fomentar o mercado de turismo e lazer náutico no município. A abertura do evento, ocorrida nesta quinta-feira (3), no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, dentre outras autoridades.

Considerada a maior feira náutica do Norte/Nordeste brasileiro, o evento proporciona, até o domingo (6), espaços para visitação, compra e venda de embarcações, peças e acessórios náuticos. Também será possível aos visitantes realizar um test drive nas embarcações em exposição, inclusive em um barco movido à energia solar, com motor elétrico, silencioso e abastecido 100% com energia limpa. A expectativa é que o evento receba até três mil pessoas por dia.

O prefeito destacou a importância do evento – realizado em parceria com o Comitê Náutico de Salvador, implantado pelo Município no ano passado – para o desenvolvimento do setor na capital baiana. “É a primeira feira náutica de Salvador com essa dimensão e tem todo o apoio da Prefeitura, no que tange ao estímulo ao turismo náutico em uma cidade que, em dez anos, dobrou de 11 mil para 22 mil embarcações registradas. Temos a segunda maior baía navegável do mundo e esse é um dos projetos para atrair ainda mais turistas do Brasil e de outros países”, declarou Bruno Reis.

Segundo o secretário, Fábio Mota, o turismo náutico tem uma renda per capita muito alta no mundo inteiro e a cidade está inclusa nessa linha. “Estamos aqui dentro da perspectiva de melhorar o potencial turístico náutico, tendo em vista as condições favoráveis do município como a maior baía do Brasil, navegável e propícia para uma série de ações conjuntas no turismo náutico, como esportes e travessias”.

Para o realizador do evento, Hugo Leonardo Sá, o Barco Show é o pontapé inicial para uma série de eventos na área, com a possibilidade de gerar renda e mostrar o melhor que a cidade tem na linha do turismo e lazer. “É o primeiro evento no calendário náutico anual, além de outros que traremos. Sabemos que a parceria público-privada sempre deu certo, e um setor tão importante não poderia deixar de ter a participação da Prefeitura, que entra nos apoiando, fazendo com que o evento cresça e tenha uma maior propagação”.

A expectativa é que a Barco Show Bahia movimente mais de R$10 milhões nesta primeira edição, que contará com empresas facilitadoras para linha de crédito. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site da Sympla, no endereço www.sympla.com.br.