Salvador recebe mais de 100 artistas no festival de grafite Bahia de Todas as Cores

A partir desta quinta-feira (16), Salvador é palco do Festival Bahia de Todas as Cores – BTC, que reúne mais de 100 artistas que vão realizar manifestações artísticas em espaços públicos e ambientes urbanos por meio da pintura com tinta em spray. A abertura será iniciada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a partir das 19h.

A ação é organizada pelo Coletivo Vai e Faz, Trevo Produções e Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de colorir alguns espaços do centro antigo com a arte de rua. O festival é parte integrante da programação cultural pelos 474 anos de Salvador.

Natural do Amazonas, a produtora cultural e grafiteira Wira Tini relata a importância de ter o apoio do município em eventos desse porte. “Com eventos assim, a Prefeitura também está incentivando a disseminação da arte e a cultura diversa. Como reunimos artistas com vivências e perfis diversos e também de diferentes locais, isso acaba promovendo um intercâmbio de culturas e informações dentro da cidade”, explica.

Um mutirão de pintura também vai acontecer na comunidade do Solar do Unhão, no entorno do MAM, na sexta-feira (17), das 9h às 17h. Além disso, o festival contará ainda  com o “BTC Sound”, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, no sábado (18), às 19h. As apresentações são do rapper Ravi Lobo, das bandas Roça Sound e Fúria Consciente e os sets de Sista K e DJ Branco.

Outras intervenções artísticas de grafitagem acontecem também no Comércio, no domingo (19), nos muros do terminal do ferry boat.  Além disso, no dia 28 de março, será realizada a entrega do Painel Decorativo em Grafite da Contenção da Rua Oswaldo Cruz – Rio Vermelho.