Salvador recebe mais três Salas de Leitura

Esta semana, mais três Salas de Leitura são instaladas em Salvador, nos bairros de Piatã, Saramandaia e Coutos, dentro do Projeto Leitura para Todos. A iniciativa visa ampliar o acesso à leitura, principalmente nas comunidades mais carentes, e é realizada em parceria entre a Fundação Cidade-Mãe (FCM), Secretaria Municipal da Educação (Smed), Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Ferreira Costa e Editora Record.

As estruturas são instaladas nas unidades de Convivência e Formação Complementar da FCM, que funcionam nas localidades. Em Coutos, a inauguração acontece nesta sexta-feira (13), às 9h, na Rua da Paz s/nº, no Parque Setúbal, em Vista Alegre. No mesmo dia, às 14h, a cerimônia acontece em Saramandaia, na Rua Maria Tereza Bernadina, s/nº.

Em Piatã, a Sala de Leitura Graciliano Ramos foi inaugurada nesta quarta-feira (11), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde funciona a Unidade de Convivência e Formação Complementar em parceria com a FCM. De acordo com a presidente da Cidade-Mãe, Risalva Telles, a estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, e conta com acervo de 1 mil livros, sendo metade deles para empréstimo e o restante para consulta no local.

Na cerimônia de inauguração, um grupo de alunos da Escola Municipal Anjos de Rua encantou o público com o espetáculo de dança “O Caderno”, coreografado pelo educador Kleber Santos. Para a aluna do curso de Artes da Unidade de Convivência, Camila Assis, 9 anos, a Sala de Leitura vai servir como estímulo para obter mais conhecimento. “Confesso que não leio muito, mas agora quero conhecer coisas novas aqui dentro, através dos livros”, relatou. Já a colega Amanda Bispo, de dez anos, afirmou: “Pretendo ser alguém na vida. Gosto muito de ler e, aqui, posso aprender muita coisa para ter uma vida melhor”, ressaltou.

O presidente da AABB, Zaki Chagouri Oqke, disse estar muito feliz em participar do projeto. “Nada substitui o saber, este é o pontapé inicial para o desenvolvimento crítico, principalmente das crianças e jovens”. Por sua vez, o secretário da Smed, Jorge Khoury, frisou o fortalecimento das parcerias no conjunto de ações e intenções para fortalecer o hábito da leitura na cidade.